quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Conheça Ilhabela (SP), um paraíso para todos os gostos!


Reconhecida oficialmente como a Capital Nacional da Vela, Ilhabela (SP) vai muito além do esporte que consagrou medalhistas olímpicos como Robert Scheidt e os irmãos Torben e Lars Grael. A cidade que oferece um amplo leque de atividades aquáticas e de aventura, mescla o estilo arquitetônico histórico das vilas do litoral e ainda conta com 84% de seu território integrando a reserva natural Parque Estadual de Ilhabela, investe para se tornar o melhor destino de natureza do Brasil até 2020, e mostra o porquê.


Recentemente, o MTur incluiu Ilhabela no topo do Mapa do Turismo Brasileiro com a classificação A no ranking. Alguns fatores determinantes para o município foram o aumento do fluxo turístico, doméstico e internacional, e o crescimento do setor de hospedagem, que tem crescido em número de hospedagens e atingido uma média de ocupação de 95% durante a alta temporada.
Esse reconhecimento é um reflexo do investimento da Secretaria de Turismo, que prepara uma nova investida para ampliar a infraestrutura turística. Ao longo dos próximos quatro anos, mais de R$ 400 milhões serão destinados à estruturação do destino pensando exclusivamente nos turistas.


Projetos como o Parque das Cachoeiras, o Ecoparque do Perequê e o Parque Linear do Mangue estão entre os beneficiados pelo investimento no Turismo local. Outros pontos, como instrumentos para a observação de pássaros e guaritas para recepcionar os visitantes, além de banheiros e duchas, também estão nos planos, que também incluem a manutenção de trilhas pela maior faixa preservada da Mata Atlântica localizada em área insular.


Ilhabela ainda ganha, constantemente, novos equipamentos para facilitar a vida dos turistas, das bicicletas compartilhadas e do tradicional Aqua Bus à internet wi-fi gratuita nos pontos de ônibus.


ALÉM DO SOL E DO MAR

Sol e praia são a combinação perfeita para as férias no Brasil, mas não a única, o que torna Ilhabela um destino especial. Além das conhecidas praias do Bonete, de Castelhanos, do Perequê e da Feiticeira, a cidade aposta nos esportes de aventura, ecoturismo e atividades ao ar livre para agradar até os mais exigentes turistas. Trekking, remo, caiaque, mergulho e banhos de cachoeira são só o início do que o arquipélago paulista pode oferecer.


As mais de duas toneladas de camarão consumidas no Centro Histórico durante o 23º Festival do Camarão, realizado em agosto, definem perfeitamente o modelo de experiência gastronômica típica da cidade. Neste ano, mais de 30 mil pessoas participaram da festa, que gerou um faturamento de R$ 308 mil e mais de dois mil postos de emprego, entre vagas diretas e indiretas. A rica influência de várias nacionalidades advindas dos imigrantes que chegaram à ilha ainda faz com que a gastronomia seja rica e variada, incluindo a tradicional culinária caiçara local.
Ilhabela também é cultura histórica, representada pelos 62 sítios arqueológicos pré-coloniais, denominados sambaquis, e outros monumentos. Os casarões coloniais da época do engenho têm alta representatividade e compõem roteiros turísticos pela cidade. Já na beira das praias, naufrágios como o do Príncipe de Astúrias, o “Titanic Brasileiro”, inspiram histórias que ganharam o Brasil.



O RETORNO DOS CRUZEIROS

As águas que banham o arquipélago se apresentam como outro atrativo para os visitantes, mas não apenas para a prática de atividades e sim para navegar a bordo de navios de cruzeiro. O destino, que já teve 156 escalas de cruzeiros nos tempos áureos, voltou a crescer e poderá receber até 70 escalas na próxima temporada.

Essa alta se dá, principalmente, pela construção de três novos píeres, que ajudarão a comportar o novíssimo MSC Seaview, que fará sua estreia nos próximos meses carregando cerca de 5,3 mil cruzeiristas.

O retorno dos cruzeiros a Ilhabela representa, também, a oportunidade de incremento no crescimento turístico. O ganho é geral, desde os negócios locais a uma maior exposição de mídia, o que causa a necessidade por mais capacitação aos profissionais que atuam no local para manter o nível de excelência no atendimento ao turista, seja ele doméstico ou internacional.
Ainda que a temporada de cruzeiros tenha duração de novembro a abril, a cidade se desdobra para agregar eventos atrativos durante o ano todo, somando mais de 100 acontecimentos ao longo do calendário.

A Semana da Vela, por exemplo, reuniu velejadores importantes, como os irmãos Grael, Scheidt e Amyr Klink para uma interação entre a comunidade local e os turistas. No Race Village, palestras, exposições, shows, desfiles e regatas ganharam os fãs do esporte.



Fonte: https://www.panrotas.com.br/destinos/entretenimento/2018/10/conheca-ilhabela-sp-um-paraiso-para-todos-os-gostos_159618.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário