terça-feira, 25 de novembro de 2014

Vivendo e aprendendo: Dicas para viajar de trem na Europa


Viajar de trem na Europa é uma das coisas mais agradáveis e fáceis de se fazer quando estiver no continente. Com uma linha férrea imensa e distâncias pequenas, viajar de trem acaba sendo muitas vezes mais fácil e rápido do que viajar de avião (que inclui check in, imigração, raio x e todos os procedimentos de bordo). Para quem viaja de trem na Europa basta chegar com um pouco de antecedência na estação, mostrar seu bilhete, entrar no trem e ir embora!
Cada país europeu tem uma rede de trem específica, muitas vezes estatal, onde é possível comprar um bilhete único ou passes (para diversos dias) online ou pessoalmente nas estações. Outra opção é comprar via outras empresas que fazem parte de consórcios internacionais e vendem as passagens para pessoas fora da Europa (caso de nós brasileiros), pagando em geral alguma taxa (por ser um revendedor e não a empresa em si), porém com a comodidade de ter um site em português, sem problemas com aceitação de pagamento com cartões (o que ás vezes acontece em sites europeus) e de fácil visualização e entendimento.

A maior empresa desse tipo do mundo é a Rail Europe, uma joint venture entre a Ferrovia Nacional Francesa (SNCF) e a Ferrovia Federal Suíça (SBB) mas que vende internacionalmente bilhetes de trem do continente europeu para compradores de todo o mundo, incluindo nós aqui do Brasil. O site é bem intuitivo e dá para procurar fácil bilhetes e passes de trem por praticamente toda Europa e há sempre promoções na página principal dando descontos.

Então, se você estiver animado para fazer uma viagem de trem na Europa, vale seguir as dicas abaixo para planejar sua viagem:


-> Pesquise os valores com antecedência

Vale começar a busca de bilhetes, em geral, com três meses de antecedência para aproveitar promoções e descontos que só aparecem nessas horas e nunca muito antes ou muito próximo da viagem.

-> Cuidado com o tamanho da mala

Em geral os trens na Europa possuem espaços para bagagens (de tamanho médio a grande) porém são poucos e tendem a encher rápido, sendo essa umas das desvantagens em relação a viagem de avião. Como não há carregadores e todos os passageiros são responsáveis por colocar suas malas nos trens, viajar leve e com bagagem pequenas (para colocar direto no bagageiro acima do seu assento) é a melhor solução. De qualquer maneira, o limite de bagagem por pessoa nos trens, é em geral de duas malas grandes por pessoa.

-> Descontos para diferentes idades

Em geral crianças, jovens (até 25 anos), idosos (mais de 60 anos) e pessoas viajando em grupos(duas ou mais pessoas), tem direito a descontos especiais na compra de passes de trem. Vale ficar de olho nisso na hora de pesquisar.

-> Pontualidade

Ao contrário de aviões, os trens são bem pontuais e por isso não dá para bobear na hora de embarcar. Como os trens chegam nas plataformas com alguns minutos de antecedência, chegar muito antes também não é uma boa, por isso sempre conte com uns 30 minutos para achar sua plataforma, esperar um pouco e entrar no trem sem correria.

-> Veja se seu trem precisa de reserva

Em geral em todos os trens rápidos, noturnos e panorâmicos europeus (na Suíça, por exemplo), você precisa fazer uma reserva de assento. Isso pode ser feito diretamente no site na hora da compra do bilhete.

-> E-Ticket e bilhete físico

Dependendo da companhia de trem é possível imprimir um e-ticket em casa e levar o mesmo na hora de viajar mas as vezes só é possível viajar com um bilhete físico. Em geral esse demora até 5 dia para chegar para o Brasil via sedex. Na hora de finalizar a compra online você consegue ver quais são suas opções para aquela determinada viagem ou passe de trem.


Consulte-nos no 54 3027 1555 ou pelo Site, Facebook, Blog e Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário