terça-feira, 3 de junho de 2014

Os cinco melhores aeroportos da América do Norte

O aeroporto de Vancouver foi o único aeroporto das Américas a entrar na lista dos dez melhores do mundo de 2014, divulgada pelo Skytrax, o "Oscar da aviação". Mas, concorrendo com todos os aeroportos da América do Norte, Vancouver levou o primeiro lugar em 2014 pelo quinto ano consecutivo. Os aeroportos asiáticos e europeus podem ser superiores e mais luxuosos, mas os da América do Norte andam investindo pesado em infraestrutura para conquistas melhores posições nos próximos anos - caso dos aeroportos que já se destacam no continente, como o de São Francisco, que renovou um de seus terminais, e o de Denver, que inaugura uma obra milionária em 2015.



1. Vancouver
Com a expansão do terminal internacional do aeroporto de Vancouver, em 2007, um aquário de 114 mil litros de água e outro menor, com 1800 litros, se tornaram parte da decoração. Pequenos lagos, obras de arte monumentais, áreas de recreação infantil e muitas lojinhas distraem o passageiro do fato de que esse é o segundo aeroporto mais movimentado do Canadá. O aeroporto é operado por uma instituição sem fins lucrativos que doa centenas de milhares de dólares por ano.

2. Denver
O aeroporto de Denver - terceiro lugar na lista, atrás do de Cincinnati - se destaca dos demais pela arquitetura. O projeto de 1995 da empresa local, Curtis Fentress, se inspirou no desenho das Montanhas Rochosas. As áreas de embarque distraem os passageiros com chocolates da Rocky Mountain Chocolate Factory, cervejas locais da Boulder Beer Tap House, refeições do chef celebridade Wolfgang Puck e produtos da livraria independente Tattered Cover Bookstore. No ano que vem, o aeroporto inaugura um novo terminal interligado a uma estação de trem e um hotel de luxo da marca Westin.

3. São Francisco
Competindo com os aeroportos pequenos da Baía de São Francisco e os grandes da Costa Oeste, como Los Angeles e Seattle, o aeroporto de São Francisco investe em infraestrutura e ações que o diferenciem. Na lista do Skytrax, Seattle ficou em oitavo enquanto o de São Francisco chegou em quarto lugar. Em janeiro de 2014, a United Airlines inaugurou sua reforma do terminal 3 no SFO, acrescentando poltronas em estilo lounge, janelas de cima a baixo e uma sala de ioga - a segunda do aeroporto, que inovou em 2012 ao lançar a ideia no terminal 2.

4. Toronto
O aeroporto de Vancouver tem aquários, mas o de Toronto não fica atrás: tem fósseis de dinossauros. Para 2014, o mais movimentado aeroporto do Canadá está investindo principalmente em restaurantes de chefs renomados e de culinárias diversas, em sintonia com a vocação da cidade. As próximas inaugurações incluem o saudável The Hearth, da chef Lynn Crawford; a mistura de francês e asiático do Asian Kitchen de Susur Lee; a deli judia Caplansky's; o japonês do chef celebridade Guy Rubino, Acer; e o Marathi, de comida indiana de rua. Em dezembro deste ano, o aeroporto começa a receber voos diretos do Rio de Janeiro pela AirCanada.

5. Atlanta
O rapper Jay Z inaugurou no final de maio a casa noturna 40/40 dentro do terminal D do aeroporto de Atlanta - o espaço é uma mistura de bar de esportes com restaurante e casa de shows e já existe em Manhattan e no Brooklyn, em Nova York. Outras duas cervejarias acabam de ser inauguradas: a Dos Equis Explorer Lounge e a Samuel Adams Atlanta. Em 2012, o aeroporto - que recebe voos diretos do Rio - inaugurou um moderno terminal internacional, resultado de um investimento de US$ 1,4 bilhão, todo envidraçado para privilegiar a luz natural e repleto de obras de arte.

Publicado n'O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário