domingo, 16 de fevereiro de 2014

8 golpes mais comuns durante viagens

Truques e golpes existem em todos os lugares e destinos. É sempre bom estar atento a qualquer atividade incomum. Afinal, como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar.

A Folha separou alguns dos truques mais praticados por golpistas (lembrando: no Brasil E no exterior) e a gente traz pro blog. Leia com atenção e aproveite melhor sua viagem!


1. FALSA POLÍCIA
Policiais de araque podem tentar acusá-lo de um crime que você não cometeu para, por exemplo, cobrar uma multa alta, a ser paga na hora. Cheque a identificação do policial e cheque a (verdadeira) polícia se tiver dúvidas


2. PEDRAS DE MENTIRA
Motoristas de táxi levam turistas a lojas nas quais os preços são bons demais para serem verdade. Desconfie. Suas novas "joias" podem, na verdade, ser vidro polido

3. O GOLPE DO BAR
O viajante, em geral homem, é abordado por moradoras locais que o convidam para ur a um bar. Após alguns drinques, o grupo vai embora sem pagar a conta.

4. TAXISTAS TRAPACEIROS
Os golpes mais comuns são cobrar mais pela tarifa ou dizer que o hotel/bar/restaurante escolhido pelos passageiros está fechado, mas que ele sabe de um melhor logo ali. Utilize somente táxis licenciados (se possível, combine uma tarifa fixa) e certifique-se por si mesmo de que o estabelecimento está ou não fechado.

5. NÃO É DE GRAÇA
É comum acontecer ao redor da Times Square em Nova York, ou na Strip, em Las Vegas. Pessoas entregam o que parece ser um CD gratuito. O artista se recusa a pegar o disco de volta e espera que você pague. Para escapar, coloque-o gentilmente no chão e se afaste.

6. O GOLPE DA FOTO
Um morador local aparece fantasiado e se oferece para posar para uma foto. Tirada a foto, ele (ou ela) pede um preço alto pela pose. Para piorar, pode haver um comparsa que tira a foto e não devolve sua câmera.

7. TRENS LOTADOS
Aquela trombada foi um acidente ou alguém tentando levar sua carteira? Os furtos são mais comuns nas redes de transporte de Nova York, Paris e Londres, sempre cheias, mas podem ocorrer em qualquer lugar. Um golpe em particular é comum em certas partes da Itália: minutos antes de o trem partir, dezenas de pessoas invadem os vagões para levar objetos dos viajantes.

8. O TRUQUE DA PULSEIRA
Uma pessoa se aproxima falando sobre atrações turísticas e, de repente, amarra uma pulseia em seu braço. Se você se recusa a pagar, o golpista começa a gritar que você está roubando a pulseira.

Pronto, hora de pegar o voo, tomar cuidado e aproveitar a viagem com tranquilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário