quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fernando de Noronha - O paraíso é aqui

 
 
"O paraíso é aqui." Assim Américo Vespúcio descreveu a Ilha em 1503

Programar uma viagem a Fernando de Noronha pode significar a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. No Arquipélago, se tem a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo, são 17 quilômetros quadrados à 545 km da costa pernambucana, onde vive uma população de apenas 3.500 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.
 
 
O Arquipélago é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha" -, como única ilha habitada.

Vir a Noronha requer no mínimo 5 dias para usufruir dos inúmeros atrativos naturais e vivenciar um pouco da história de ocupação. São inúmeras as opções de atividades e passeios, que atendem a todos os públicos e oferecem ao visitante a chance de ver todas as belezas naturais das ilhas. 

 
Praias e Baías
De um lado está o Brasil. Este é o "mar-de-dentro", com 10 praias, duas baías desfrutáveis; uma especial, onde não se pode entrar: a Baía dos Golfinhos. Um mar tranquilo a maior parte do ano, protegido dos ventos, permitindo o acesso de uma praia à outra, em passeios cheios de beleza e aventura. Do outro, a África. É o "mar-de-fora", com 4 praias, uma enseada, duas áreas de contemplação e um conjunto de piscinas nas rochas. Um mar agitado, acalmado um pouco em alguns pontos pelos arrecifes que retêm o mar entre as pedras. Esguichos, áreas enormes repletas de peixes coloridos, como imensos aquários, prontos para serem desfrutados.

Camarão ao creme de jerimum (abóbora), do Varanda Restaurante
Gastronomia
Não só as praias e passeios atraem e garantem o prazer da visita a Noronha. O Arquipélago também oferece aos turistas uma rede de restaurantes onde se pode desfrutar desde a culinária regional mais simples até os pratos mais requintados, com destaque, claro, para os frutos do mar.
Já os bares são ótimas opções tanto durante o dia como à noite, seja para aproveitar o sol e as praias ou para diversão noturna.
 
Hospedagem
Em Noronha, há acomodações para todos os gostos e todos os bolsos. Um exemplo disso é o sistema de hospedaria domiciliar criado em 1991, como forma de distribuir a renda entre todos na ilha. Este sistema visa a criação, em casas de moradores da ilha, de pequenas pousadas com o mínimo de conforto necessários a um bom atendimento. Hoje são cerca de 100 pousadas domiciliares com média de 4 apartamentos em cada uma, todos com WC privativo e banho quente, ar-condicionado, frigobar e televisão. Para o visitante que procura um grau maior de conforto existem as hospedarias domiciliares selecionadas, mais bem preparadas com melhor infra-estrutura. Existem ainda as pousadas vips, uma opção diferenciada onde a maioria dos apartamentos são bangalôs, com piscina e restaurante, entre outros atrativos para o visitante.


Passeios
Os passeios oferecidos na Ilha envolvem a contemplação e interação com a natureza exuberante do local. São opções de trilhas, passeios de barco e mergulhos que podem ser combinados conforme a disposição e interesse de cada visitante. Todos são imperdíveis!

O arquipélago de Fernando de Noronha é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Cada área protege o meio ambiente para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana racional. O visitante também participa deste cuidado através do pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (Lei N° 10.403/89), destinada a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do local. Há também cuidados no consumo da água, bem valioso adquirido através da chuva e dessalinização do mar.

Mergulhar nessa viagem é como mergulhar no mais belo sonho. Aos amantes da natureza, aos que apreciam observar e interagir com o meio ambiente em equilíbrio, aqueles que apoiam e acreditam nas práticas proteção e preservação das espécies, aqueles que buscam um destino de rara e tocante beleza, de novas experiências e de tranquilidade... Conheça Fernando de Noronha!

 
 
Com informações Noronha e Luck Noronha.

Um comentário: