quarta-feira, 5 de junho de 2013

Peru: Patrimônio da humanidade

Destino renomado e muito procurado por viajantes, o Peru segue encantando os olhos de todo turista. 
Em número crescente, os brasileiros estão descobrindo o país, suas fascinantes e variadíssimas belezas naturais, sua grande riqueza arquitetônica e histórica resultante do encontro das culturas ibérica e incaica e um fabuloso patrimônio arqueológico composto por legados de culturas pré-colombianas. Considerado o destino mais exótico sul-americano, foi sede de um dos mais fabulosos impérios que já existiram sobre a Terra: o Império Inca. Ruínas de suas antigas cidades, entre elas a misteriosa Machu Picchu, encontram-se espalhadas por todo o território do Peru.
Conheça alguns dos locais mais visitados do país, todos eles tombados como patrimônios da humanidade.
 
 
 
Cidade de Cusco
Inscrita na lista do Patrimônio Mundial em 1983.
Cusco, ao sul dos Andes peruanos (3250 m de altitude), é a primeira cidade turística do país e uma das mais importantes da América. Conhecida pelos incas como a "Cidade Sagrada", Cusco é a capital de um dos principais impérios pré-colombianos: o Tahuantinsuyo.
Seu nome em Quechua, Qosqo, significa o "umbigo do mundo", já que nos seus tempos, controlava uma vasta rede de caminhos que uniam, na prática, toda a América do Sul, desde o sul da Colombia até o norte da Argentina.
 
 
 
Santuario Histórico de Machu Picchu
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial em 1983.
A antiga cidadela de Machu Picchu, ao sul dos Andes peruanos, é a principal atração de Cusco. Descoberta em 1911 pelo explorador estadunidense Hiram Bingham, a cidadela é considerada como o exemplo mais extraordinário da arquitetura paisagística do mundo.
Machu Picchu ("montanha velha" em quechua, a antigua língua do Inca) está situada no topo de uma montanha que domina o profundo cânion do rio Urubamba, em plena selva tropical. Acredita-se que foi um centro de culto e de observação astronômica ou o recinto privado da família do Inca Pachacútec.
 
 
Centro Histórico de Lima
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial em 1988.

Lima, conhecida como a Cidade dos Reis, foi desde sua fundação um oásis da cultura e da elegância na América Espanhola. Igrejas de estilo barroco e
renascentista, palácios com sacadas estilizadas que constituem a notável arquitetura de Lima, uma cidade que oferece ao visitante museu, galerias de arte, lugares de recreação e sitios arqueológicos pertencentes a civilizações anteriores à época incaica.
 
 
Linhas de Nazca
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial em 1994
A duas horas de Ica, as incríveis linhas que traçam diversas figuras de animais, aves e divindades, cobrem o deserto numa extensão superior a 450 km2. As linhas de Nasca, descobertas em 1927, são a herança mais importante deixada pela cultura Nasca, uma civilização que floresceu em 300 a.C. As linhas, em alguns casos, atingem uma longitude de 300 metros, por isso somente podem ser vistas do alto.
 
 
Centro Histórico de Arequipa
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial em 2000
Arequipa, a segunda maior cidade do Peru, está situada ao sul dos Andes peruanos. Também é conhecida como a "Cidade Branca", pelas pedras vulcânicas chamadas sillar, com as quais são construídas as casas e os edifícios públicos da cidade. Nos arredores de Arequipa existem inúmeras atrações turísticas como os cânions de Colca e de Cotahuasi, sendo este último o mais profundo do mundo. O vale de Colca (imagem acima), pela sua paisagem, constitui um cenário natural impressionante, pela combinação de terraços agrícolas que existem desde a época incaica e várias vilas fundadas no século XVI.
 
Os programas de viagem contemplam os mais diversos gostos e bolsos, incluindo ainda outros pontos turísticos imperdíveis não mencionados aqui. Procure a FOX e programe já sua viagem, não perca a oportunidade de vivenciar essa incrível experiência. Descubra o Peru!
 
Com informações de Peru Travel e Manual do Turista


2 comentários: