sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Destino: Cingapura

Skyline de Cingapura visto de uma das cápsulas da Singapore Flyer, considerada a roda-gigante mais alto do mundo, no centro de Cingapura, no sudeste asiático

Diz a lenda que quando Sang Nila Utama, um príncipe de um antigo reino da Sumatra, saiu para caçar pela região avistou uma ilha desabitada que chamou a sua atenção. Decidido a explorá-la, Utama desembarcou naquele pequeno pedaço de terra e foi recebido por uma fera que ele nunca havia visto.

Aquele encontro inusitado foi considerado um bom presságio e ali o príncipe fundou uma cidade em homenagem ao espírito do animal encontrado: Cingapura que, em língua malaia, significa “A Cidade do Leão”.

Pode não parecer, mas esse minúsculo país de pouco mais de 700 km², conhecido também como “um pontinho vermelho” no extremo sul da península malaia, é capaz de causar a mesma sensação de surpresa no visitante que desembarca naquele território distante do outro lado do planeta, a três dias de viagem de São Paulo (incluindo fuso horário e escalas em outro continente).

Não é a toa que, diante daquelas terras a beira mar, o fundador britânico Stamford Raffles tenha dito que Cingapura “é tudo o que podemos desejar”. É tudo e mais um pouco.

Considerada um dos “Tigres Asiáticos” por sua economia dinâmica, essa cidade-Estado de mais de 5 milhões de habitantes que se tornou independente da Inglaterra em 1965 é uma das dez nações mais ricas do planeta; apresenta baixos índices de criminalidade; e possui uma variada cultura local conhecida como peranakan, termo malaio que significa “nascido na região” e que é utilizado para se referir aos descendentes de chineses, indianos e malaios que chegaram à região a partir do século 14, atraídos pela posição estratégica daquelas terras.

Em um país onde a infraestrutura beira a perfeição, o setor turístico não fica para atrás nesse destino localizado no sudeste asiático. Cingapura é dona da roda-gigante mais alta do mundo, uma estrutura onipresente com 165 metros de altura, o equivalente a um prédio de 42 andares, conhecida como Singapore Flyer; inaugurou o hotel Marina Bays Sand em forma de navio e famoso pela piscina com borda infinita que ganhou a atenção da mídia do mundo inteiro; e possui um bem sucedido projeto que transformou uma ilha marcada por guerras e disputa de terras em uma ilha-resort chamada Sentosa e que atrai mais de 5 milhões de visitantes por ano.

Em um país de culturas tão diferentes, em que os quatro idiomas oficiais (inglês, chinês, malaio e tâmil) parecem não dar conta de tanta história para contar e fazem dos anúncios dos trens de metrô uma verdadeira babel, é de se esperar que a cozinha local siga a mesma diversidade. As opções em Cingapura incluem pratos da culinária chinesa (um dos carros chefes do país), malaia, indiana e até comida vegetariana.

Corpo bem alimentado e espírito idem. É quase impossível visitar Cingapura e não incluir no roteiro algum dos impactantes templos budistas e hindus erguidos em bairros temáticos como Chinatown e Little India, onde imperam, respectivamente, sotaques chineses e indianos. No primeiro, o templo budista Buddha Tooth Relic impressiona com sua construção de 5 andares e influências da arquitetura do período da dinastia Tang. A “Sala dos 100 dragões”, um espaço com 100 Budas em diferentes posições, e a “Roda de Prece do Buda Vairocana”, localizada no terraço, fazem do local um dos lugares mais belos de toda Cingapura, independente de qualquer crença religiosa.

Na Little India, um bairro típico indiano a leste do rio Cingapura, basta uma volta descompromissada pela Serangoon Road, onde o cheiro forte do incenso se mistura ao curry intenso dos pratos indianos, para o visitante ter bem diante dos olhos um pequeno retrato dos templos hindus encontrados na Índia. O leão parece que conseguiu surpreender não só o príncipe da Sumatra, mas todo o resto do planeta.


INFORMAÇÕES E SERVIÇO
Site do governo - www.gov.sg

Sites de turismo do país em Cingapura - www.yoursingapore.com

Informações turísticas Singapore Tourism Board 1, Orchard Spring Lane Tel: (65) 6736-6622. De seg. a sex., das 9h às 18h. O turista conta também com uma linha direta (ligação local gratuita) com informações pelo telefone 1800-736-2000 (diariamente, das 8h às 19h).

Fuso horário – 11 horas a mais em relação ao horário de Brasília.

Código do país – (65)

Moeda – A moeda local é o dólar de Cingapura, cujo símbolo é S$. A cotação gira em torno de R$ 1,75.

Idioma – Inglês, malaio, mandarim e tâmil são as línguas oficiais de Cingapura.

Documentos – Não é necessária a solicitação prévia de visto de entrada. Para brasileiros que permaneçam até 30 dias, passaporte válido por, pelo menos, seis meses e certificado de vacina contra febre amarela são documentos obrigatórios na chega ao país.

Clima – A sensação é de estar no interior de uma imensa estufa. Os dias são quentes e úmidos e com uma temperatura que ultrapassa 30 graus. Sua posição geográfica, ao sul da Malásia e próximo à Linha do Equador, garante ao país um clima tropical com forte predominâncias de chuvas. Não há variações climáticas significativas entre uma estação e outra. Para informações atualizadas sobre o clima no local, acesse: www.weather.gov.sg

Com informações do UOL Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário