quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Capela Sistina completa 500 anos e Vaticano estuda reduzir visitas

Um dos monumentos mais visitados do mundo, a Capela Sistina, no Vaticano, completa cinco séculos de existência nesta quarta-feira (31). Na véspera da cerimônia oficial de aniversário, que será presidida pelo papa Bento XVI, autoridades do Vaticano examinam a possibilidade de limitar o número de pessoas que podem visitá-la diariamente.


 "Se não for instalado imediatamente um novo sistema de climatização, cabe a nós limitar as visitas para preservar um patrimônio artístico tão valioso", afirmou o diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, ao jornal italiano "La Repubblica".

A célebre capela, que faz parte do conjunto do palácio apostólico do Vaticano, é decorada com afrescos de Michelangelo, Rafael e Botticelli, considerados obras-primas do Renascimento. Cerca de 5 milhões de turistas visitam todos os anos o recinto e, durante a alta temporada, cerca de 30 mil pessoas entram diariamente no local.

"A presença de tantos visitantes pode provocar danos pelo pó, pela pressão antrópica, pela umidade dos corpos, pelo anidrido carbônico, pelas temperaturas altas, pelas mudanças climáticas e pela transpiração. Esses elementos que os visitantes produzem alteram o microclima da capela e, a longo prazo, podem afetar os afrescos", explicou Paolucci.

Para evitar tomar uma medida tão drástica como a redução do número de visitantes, as autoridades do Vaticano encomendaram a uma firma especializada um novo sistema de climatização, capaz de garantir a eliminação do pó e de outros agentes contaminantes por meio de uma troca rápida e eficaz do ar e pelo controle da temperatura e da umidade. A ideia é que ele seja instalado no ano que vem.


Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário