segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mudanças no processo de emissão do visto americano passam a valer a partir de hoje

Passam a valer a partir de hoje as novas regras para emissão de visto americano nos Consulados e Embaixada no Brasil.
A medida visa facilitar o processo na emissão de novos vistos e também na renovação de vistos vencidos há menos de 48 meses.

1- Agendamento de entrevista Comum: primeira solicitação de visto ou casos que não se encaixam em renovações:
O processo passa a ter 02 etapas, compostas por datas e objetivos distintos: sendo obrigatório a todos os requerentes passar por ambas:

- Etapa 1: O requerente comparece pessoalmente num dos Centros de Atendimento de Solicitação de Vistos (CASV), para colhimento das digitais e foto digitalizada; devendo ser previamente agendado dentro do prazo mínimo de 24 horas e máximo de 08 dias do dia agendado para a entrevista no Consulado. No Brasil atualmente existem 05 postos de atendimento CASV: 02 em São Paulo, 01 em Belo Horizonte, 01 no Rio de Janeiro, 01 no Recife e 01 em Brasília. O atendimento no CASV antes da entrevista no Consulado é obrigatório.

- Etapa 2: O requerente comparece pessoalmente no Consulado/Embaixada dos EUA para realização de entrevista pessoal; a qua deverá ser previamente agendada de acordo com disponibilidade consular. Nenhum requerente poderá comparecer no Consulado/Embaixada para entrevista pessoal, sem ter recolhido no CASV as digitais e foto.

2- Agendamento de entrevista para Renovações de vistos de mesma categoria: vistos com duração máxima para a categoria ( 05 ou 10 anos de turismo e ou negócios); vencidos há menos de 48 meses.

O processo inicialmente possuirá apenas 01 etapa; onde o requerente deverá comparecer para recolhimento de digitais e foto digitalizada num dos “CASV” ; devendo ser previamente agendado e em sendo aprovado a renovação do visto, o requerente receberá o passaporte por DHL em seu endereço cadastrado ou poderá retirar em uma loja da DHL previamente escolhida.

Caso necessário, o Consulado poderá solicitar presença do requerente para entrevista pessoal.

Neste tipo de processo é obrigatória a apresentação do passaporte original que possui o visto válido ou vencido há menos de 48 meses, de acordo com as regras.

3- Processos de requerentes menores com idade até 15 anos ou requerentes com idade igual ou superior a 66 anos:

A FOX poderá intermediar pedidos de vistos de requerentes com estas características; não sendo necessário, comparecimento pessoal (exceto se o Consulado, após análise, decidir por solicitar entrevista pessoal).

Neste caso, deveremos agendar a entrega dos documentos do requerente.

OUTRAS MUDANÇAS GERAIS IMPORTANTES:

- Não existem mais os programas especiais de renovações que os clientes podiam comparecer sem agendamento prévio. Agora, todos os processos precisam ser previamente agendados.

- Não existe mais devolução de passaportes por sedex. O acordo consular agora é com a empresa de logística DHL, o requerente deverá escolher se deseja receber a encomenda num endereço que deverá cadastrar ou retirar numa das lojas da DHL existentes no Brasil. Cumpre ressaltar que a DHL não faz entrega em todas as cidades brasileiras e portanto, caso o sistema informe como inválido o endereço para entrega no momento do cadastro, o requerente deverá optar por retirar o passaporte numa loja da DHL, que poderá inclusive, não ser na cidade de residência do mesmo.

- Passa a ser obrigatório o cadastro de CPF e RG do requerente no sistema de entrega DHL ; sendo que, em caso de cadastro de CPF incorreto, a encomenda não será entregue.

- Não existe mais recolhimento de taxa consular no Citibank. As taxas consulares foram unificadas, num único valor, que compreende agendamento, solicitação do visto e devolução por DHL.

- Casos de renovações que se enquadrem nas regras (mesma categoria de visto, a vencer ou vencido há menos de 01 ano, visto de válida máxima para a categoria): ao agendar este tipo de solicitação, o sistema agendará atendimento na unidade do CASV escolhida; não havendo possibilidade de também agendar no Consulado, mesmo que o requerente queira esta opção. Neste caso, se o consulado, após análise, decidir por solicitar entrevista, ele o fará e as formas que serão utilizadas para esta solicitação ainda não foram divulgadas.

- No novo processo, o formulário DS 160 precisa já estar submetido no sistema americano, para que possamos agendar o atendimento no CASV e também entrevista no Consulado, quando necessário.

- Não existem solicitações emergenciais de entrevista para viagens a turismo. Está sendo estudada, forma de solicitação de visto de negócios/trabalho/estudos com urgência; porém, ainda não em vigor.

Consulte-nos hoje mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário