terça-feira, 20 de março de 2012

As 50 melhores praias do mundo

Playa Paraíso, em Cayo Largo, Cuba, é uma das 50 melhores do mundo, segundo a 'CNN'
Não tem nada melhor do que uma praia para relaxar, tirar cansaço acumulado, mudar o humor. Mas qual é a melhor praia? Difícil dizer. Tanto no Brasil, com suas praias magníficas, quanto no mundo, a variedade de praias é enorme, e cada pessoa tem a sua predileta. O site de turismo da CNN elaborou uma lista de 50 praias que merecem a visita. Há presenças óbvias, tanto quanto ausências notáveis. Escolha a sua e opine.

Praia de Matira, Bora Bora
A Polinésia francesa tem algumas das ilhas mais esplêndidas do planeta. Bora Bora, a praia de Matira, uma extensa faixa de areia branca frente a um mar cristalino, é uma das mais bonitas, e apesar de sua beleza, é tranquila e pouco frequentada. Diversos hotéis e resorts de luxo estão situados em Matira, na ponta sul da bela ilha do Taiti.

Anse Source d'Argent, Seychelles
A ilha de La Digue é a terceira maior das mais de 115 ilhas que formam arquipélago das Seychelles, no oceano Índico. No litoral de La Digue, Anse Source d'Argent é um dos mais belos cartões postais do planeta, em uma faixa extensa de areias rosas, que cria um espetáculo único quando combinadas com o azul do mar, as pedras de granito e a vegetação. Um arrecife protege a praia, fazendo com que as águas sejam calmas e propícias para agradáveis mergulhos.

Praia de Champanhe, Vanuatu
Vanuatu é um arquipélago vulcânico do Pacifico sul, a mais de 1,8 mil km da Austrália. A ilha de Espirito Santo, maior das ilhas de Vanuatu, tem em seu litoral a linda praia de Champanhe. A praia tem águas azuis e areias brancas, e leva esse nome pelo fenômeno que faz com que os banhistas sintam a água borbulhando quando a maré está baixa.

Whitehaven Beach, AustráliaCom mais de 4 km de areia, a praia de Whitehaven faz parte do Parque Nacional das Ilhas Whitsunday, no estado do Queensland, nordeste da Austrália. Whiteshaven tem bancos de areia branca e piscinas de água límpida em meio a uma rica vegetação. Visitantes precisam se registrar para um tour guiado, e podem ficar apenas algumas horas, para manter ao máximo a preservação das praias e do parque.

Tulum, MéxicoExistem poucos lugares no mundo onde pessoas podem nadar em praias paradisíacas frente a imponentes construções arqueológicas maias. Tulum, no litoral do Caribe mexicano, é um desses lugares, com ruínas à beira de penhascos que caem sobre águas turquesa e areia fina. A proximidade, opções de alojamento variadas, de grandes resorts a pequenas cabanas, recebem numerosos turistas.

Kecil, Ilhas Perenthian, MalásiaAs ilhas Perentihan são um grupo de pequenas ilhas magníficas do litoral da Malásia que fazem qualquer turista se apaixonar. Kecil, menor das duas ilhas principais do arquipélago, tem praias maravilhosas e tranquilas, e hospedagens baratas e confortáveis à beira do mar. Besar, maior das Perenthian, tem praias tão bonitas quanto e hotéis um pouco mais caros, mas ambas fascinam pelas suas águas límpidas e praias preservadas.

Baía de Maya, Ko Phi Phi, TailândiaA ilha de Ko Phi Phi, uma das mais belas ilhas do litoral da Tailândia ficou famosa após aparecer no filme A Praia, com Leonardo di Caprio. Apesar de receber muitos turistas, Ko Phi Phi merece a viagem, pelas praias como as da baía de Maya, com águas calmas, protegidas por imponentes penhascos de mais de cem metros de altura.

Praia de Grace Bay, Providenciales, Turcas e CaícosVizinhas das Bahamas, as Turcos e Caícos são mais de quarenta ilhas e ilhotas que formam um dos destinos mais exclusivos do Caribe. A ilha de Providenciales, conhecida como "Provo", é a mais povoada delas, e tem dezenove quilômetros de uma das mais belas praias do planeta. A praia de Grace Bay tem uma areia finíssima, com águas calmas e cercadas de corais e muito espaço para os hóspedes de seus diversos resorts de luxo.

Boulders Beach, Cidade do Cabo, África do SulA praia de Boulders Beach faz parte do Parque Nacional de Table Mountain, na Cidade do Cabo. Mais de 3 mil pinguins vivem nas areias de Boulders, entrando e saindo da água em grupos. Como os pinguins, você pode ir a outras belas praias vizinhas, como Foxy Beach.

Nungwi, Zanzibar, TanzâniaNo litoral do oceano Índico da Tanzânia, a ilha de Zanzibar atrai turistas do mundo inteiro por sua riqueza histórica e, principalmente, pelas suas dezenas de praias deslumbrantes. A praia de Nungwi, no extremo norte das ilhas, tem areias brancas e águas calmas e rasas que convidam os visitantes a dar um bom mergulho.

Sun Island Beach, MaldivasFormadas por mais de 1,2 mil ilhas e 26 atóis, as Maldivas são um arquipélago do oceano Índico, ao sul do Sri Lanka. Entre suas centenas de praias incríveis, uma das mais bonitas é Sun Island Beach, no atol de Ari do Sul, a 90 km da capital das Maldivas, Malé. Com alguns melhores pontos do mundo para mergulhar em meio a bangalôs de luxo sobre as águas transparentes, Sun Island Beach é um lugar único ideal para relaxar.

Hanalei Bay, Havaí, Estados UnidosCom montanhas ao fundo e areia fina, a praia de Hanalei Bay é uma das mais bonitas do arquipélago havaiano. Situada no norte da ilha de Kauai, Hanaleia Bay tem cinco quilômetros de paisagens dignas de cartão postal e ondas perfeitas para surfistas iniciantes e experientes.

Playa Paraíso, Cayo Largo, CubaCayo Largo é uma pequena ilha ao sul do litoral cubano, dominada em maioria por praias com águas cristalinas e areia fina. A Playa Paraíso é uma das mais protegidas da ilha, e o clima sempre agradável do Caribe é perfeito para aproveitar sua beleza deitado sobre o sol e bebendo um bom suco de frutas ou um drinque cubano.

Margaret River Beach, AustráliaNo extremo sudoeste da Austrália, a cidade de Margaret River foi abençoada pela natureza. Além de produzir vinhos de qualidade, Margaret River tem uma praia maravilhosa, com águas turquesa, areias brancas, e ondas excelentes para surfistas.

Bahia Solano, ColômbiaBahia Solano é uma cidade praiana do litoral pacífico da Colômbia, no departamento de Chocó. Não espere resorts nem hotéis de luxo: Solano, ideal para mochileiros, tem praias sobre a baía, frequentemente visitada por baleias.

Karekare, Nova ZelândiaA apenas 35 km de Auckland, a praia de Karekare tem amplias extensões de areia preta isoladas por colinas cobertas de vegetação. Karekare é ideal para aqueles que querem uma praia tranquila e com pouco agito. Falando em agito, é preciso ter cuidado com as águas, às vezes perigosas.

Canggu, Bali, IndonésiaO litoral de Bali tem muitas praias perfeitas para banhistas e surfistas. No sul da ilha, a praia de Canggu tem ondas tanto para surfistas novatos quanto para surfistas experientes, e um ambiente bem relaxado, com surfistas, aventureiros e mochileiros. À noite, turistas e locais se encontram nos bares da praia para compartilhar experiências.

Praia Dominical, Costa RicaA Costa Rica é um pequeno país da América central com belas praias no Atlântico e no Pacífico. No oeste, a praia Dominical é um paraíso natural, com ondas perfeitas para surfistas, uma vegetação frondosa e albergues para mochileiros com festas à beira da praia a partir do pôr-do-sol.

Praias do Desembarque, Normandia, FrançaNa manhã do dia 6 de junho de 1944, dezenas de milhares de soldados aliados invadiram as praias da Normandia, no noroeste da França, para liberar a Europa da ocupação nazista. Visitantes podem conhecer as cinco praias, conhecidas pelos codinomes usados durante a invasão: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Durante o verão europeu, você pode conhecer esses lugares históricos aproveitando o sol, muito raro na região durante o resto do ano.

Patnem, Goa, ÍndiaNo sudoeste da Índia, Goa é uma antiga colônia portuguesa com 100 km de litoral com praias idílicas e um ambiente festivo e místicos. Mas em meio ao agito de mercados e turistas, a pequena praia de Patnem, próxima à agitada praia de Palolem, é tranquila e tem acomodações rústicas e baratas afastadas do grande turismo.

Tanjung Rhu, Langkawi, MalásiaA 30 km do litoral malásio, o arquipélago de Langkawi tem mais de cem ilhas e ilhotas e é considerado como uma das mais belas pérolas do sudeste asiático. Na ilha principal, Langkawi, a maioria dos turistas vai para a praia de Panai Cenang, mas na praia de Tanjung Rhu e seus 3 km de extensão, encontra-se ainda mais beleza e uma atmosfera serena.

Porto da Barra, SalvadorA praia do Porto da Barra é uma das prediletas dos habitantes de Salvador. Banhada pela Baía de Todos os Santos, a praia do Porto da Barra tem uma extensão de 600 metros de uma enseada com águas calmas e agradáveis, além de muitas opções de bares e restaurantes.

Panama City Beach, Flórida, Estados UnidosNão é por acaso que milhões de jovens visitam Panamá City Beach cada ano. No litoral da Flórida, a cidade tem praias perfeitas, com longas extensões de areia branca frente às águas turquesa do Golfo do México. Além da beleza das praias, Panama City Beach tem um charme de cidade americana dos anos 50, e muita diversão em seus bares e baldas.

Cavendish Beach, Ilha do Príncipe Edward, CanadáCavendish Beach é o ponto mais bonito da Ilha do Príncipe Edward, no leste do Canadá. A praia tem 8 km de dunas, penhascos, e paisagens rurais frente ao Atlântico, e faz parte do Parque Nacional da Ilha do Príncipe Edward.

Phra Nang e Railay,TailândiaPerto da cidade de Ao Nang, no sudoeste da Tailândia, as praias de Phra Nang e Railay são pérolas do litoral do país. Grandes penhascos cobertos de vegetação e ilhas verticais de granito encontram-se com a água e preservam a calma do mar e a tranquilidade das belas praias.

Akashima, Okinawa, JapãoNo extremo sul do Japão, o arquipélago de Okinawa tem cerca de 170 ilhas com um clima temperado e tropical e ares de Caribe da Ásia. No sudoeste do arquipélago, a ilha de Akashima oferece praias totalmente preservadas, limpas e frequentadas por pescadores e surfistas locais.

Baía de Na'ama, Sharm El Sheikh, EgitoFrente ao Mar Vermelho, as praias de Sharm El Sheikh se estendem por mais de 40 km, proporcionando alguns dos melhores spots de mergulho do planeta. No meio do litoral de Sharm El Sheikh, a baía de Na'Ama tem uma fauna marinha variada, com belas praias protegidas por corais.

Beidaihe, ChinaA cinco horas de trem de Pequim, a cidade de Beidaihe oferece um bom panorama da China moderna, com imagens de Mao em meio a luxuosas vilas particulares à beira do mar. Os chineses visitam Beidaihe para curtir suas praias, e se deliciar em seus excelentes restaurantes de frutos do mar.

Haad Rin, Ko Pha Ngan, TailândiaA ilha de Ko Pha Ngan, no litoral da Tailândia, tem a beleza de suas praias, durante o dia. Mas o que a torna famosa e visitada por turistas do mundo inteiro é a sua famosa festa da lua cheia (Full Moon Party), realizada uma vez por mês na praia de Haad Rin: bebidas baratas, música e muita animação ficam ainda melhores com vista sobre as ilhas tailandesas.

Isshiki, JapãoA vila imperial de Hayama, frente à praia de Isshiki, é a residência de férias dos imperadores japoneses desde 1894. Durante o verão, Isshiki fica tomada por banhistas e praticantes de caiaque e windsurf, que precisam dirigir apenas 40 km desde Tóquio para chegar à praia.

Skagen, DinamarcaÉ fácil entender o porquê da cidade litorânea de Skagen tenha virado uma colônia de artistas no século 19. O litoral de Skagen, na ponta norte da Dinamarca, tem 65 km de praias, dunas de areia, e florestas que parecem saídas de um conto de fadas. As paisagens são magníficas, mas a água é bem fria durante boa parte do ano.

Koh Rong, CambojaA ilha de Koh Rong é uma das mais esplendorosas do golfo da Tailândia, com seus 43 km de belas praias. A principal praia do sudoeste da ilha do Camboja se destaca com seus cinco quilômetros de areias praticamente intocadas, com numerosas palmeiras e águas de um azul intenso e muitos peixes coloridos.

Kaiteriteri Beach, Nova ZelândiaNo norte da ilha sul da Nova Zelândia, a praia de Kaiteriteri é a porta de entrada ao magnífico Parque Nacional Abel Tasman. A praia é cercada por belas trilhas e dá aos visitantes a oportunidade de mergulhar e alugar caiaques para percorrer as enseadas e lagoas das redondezas.

Piémanson, FrançaA praia de Piémanson faz parte do Parque Natural da Camargue, bela região do sul da França, à beira do Mediterrâneo. Para chegar à praia, que se estende por mais de 25 km perto da cidade de Arles, os visitantes passam por colônias de flamingos rosas e grupos de cavalos selvagens.

Venice Beach, Califórnia, Estados UnidosSim, existem praias mais bonitas no litoral californiano, mas nenhuma viagem ao estado americano seria igual sem uma visita a Venice Beach. A praia condensa de um jeito único tudo o que a Califórnia representa, com pessoas fazendo esporte, corpos sarados, comerciantes, artistas de rua e outros personagens que se espalham pelos quatro quilômetros do calçadão.

Capo Sant'Andrea, Elba, ItáliaSituada a 20 km ao largo da Toscana, a ilha de Elba é uma das mais charmosas da Itália. Todas as praias de Elba merecem ser conferidas, mas o destaque da ilha fica com a praia de Capo Sant'Andrea, enseada com águas transparentes, enquadrada por blocos de granito e muitas árvores.

Vilanculos, MoçambiqueNo sul do litoral do Moçambique, recifes de coral e uma rica fauna marinha fazem de Vilanculos um dos melhores destinos do mundo para mergulhar. A pequena cidade de Vilanculos tem uma população local receptiva e aluguel de cabanas rústicas à beira da praia.

Jeffreys Bay, África do SulA praia de Jeffreys Bay, no leste da África do Sul, é uma praia lendária para os surfistas do mundo inteiro. Ondas perfeitas, uma natureza protegida dentro da Reserva Natural de Seekoei River é a passagem de baleias fazem de Jeffreys Bay uma praia única e protegida.

Cabo Maclear, MaláuiO cabo Maclear é uma bela praia do lago Maláui, terceiro maior lago da África. Situado em um vilarejo de pescadores, o cabo é ponto de encontro de hippies e mochileiros, conta com hotéis baratos e é um excelente local para mergulhar e praticar esportes aquáticos.

Las Salinas, IbizaIbiza se destaca principalmente por duas coisas: suas praias e suas baladas. E a praia de Las Salinas é o melhor lugar da ilha para combinar as duas. Las Salinas tem mais de 1,5 mil metros de extensão, com águas cristalinas e diversos bares de praia badalados, com música que não para nunca, um lugar perfeito para continuar a balada da noite anterior, e se preparar para mais uma noite de diversão.

Puka, Boracay, FilipinasA ilha de Boracay é um dos principais pontos turísticos das Filipinas, com uma merecida reputação de paraíso tropical. Na praia de Puka, segunda maior da ilha, no noroeste de Boracay, turistas encontram areias finas e bastante pouco visitadas, sem hotéis e com apenas alguns restaurantes.

Bandon, Oregon, Estados UnidosVizinho da Califórnia, o Oregon tem um extenso litoral pouco conhecido do grande público. E é difícil não se apaixonar por paisagens como as da cidade litorânea de Bandon, com belezas naturais que ganham um charme especial quando o sol se põe atrás das imponentes formações rochosas.

An Bang, Hoi An, VietnãPróxima à cidade histórica de Hoi An, no litoral do Vietnã, conhecida por ser um dos mais antigos portos do sudeste asiático, a praia de An Bang é famosa por suas águas calmas de temperatura agradável e suas areias finas e brancas. Nos últimos anos, An Bang começou a ganhar notoriedade entre turistas estrangeiros e viu nascer grande número de bares e restaurantes especializados em cozinha local.

Byron Bay, AustráliaByron Bay é uma cidade do sudoeste da Austrália, conhecida por ser boêmia, com músicos, artistas e pintores, além daqueles visitantes que chegam nela para surfar e meditar. Além da beleza da praia, Byron Bay se destaca por seu ambiente diferente e por receber anualmente um festival de música, que junta pessoas da Austrália inteira no primeiro fim de semana de abril.

Lover's Beach, MéxicoLover's Brach, a "praia dos amantes", é uma enseada escondida, na ponta da península de Baja Califórnia, onde o mar de Cortez se junta ao Pacífico formando um dos mais belos pontos do litoral mexicano. Acessível apenas de barco, a praia é pequena e tem formações rochosas em meio a águas turquesa, mas, salvo que você queira ficar morando na praia, garanta um barco para buscá-lo antes do pôr-do-sol.

Paradise Beach, Rab, CroáciaA ilha croata de Rab é conhecida por ser um lugar pioneiro do nudismo mundial. Paradise Beach é uma das mais belas praias de Rab, e uma das mais famosas do Adriático, com areias finas e águas rasas e cristalinas com temperaturas muito agradáveis.

Bottom Bay, BarbadosA ilha de Barbados tem numerosas praias incríveis que mostram o melhor do Caribe. Mas nenhuma delas encontra-se tão preservada do turismo quanto Bottom Bay, protegida por grandes barreiras de coral, areias finas, águas com diferentes tons de azul e cercada por uma densa vegetação.

Hot Water Beach, Nova ZelândiaA península de Coromandel é uma península que se estende por mais de 80 km na ilha norte da Nova Zelândia. Hot Water Beach (Praia da Água Quente) tem a particularidade de encontrar-se perto de vulcões que criam grandes reservas subterrâneas de água quente. Na maré baixa, basta cavar um pouco para dar com estas águas, criando o seu spa particular.

Praia do Sancho, Fernando de Noronha, BrasilA praia do Sancho nunca falta nas listas de praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Baía do arquipélago de Fernando de Noronha, virada para o litoral do Brasil, a praia do Sancho é cercada de penhascos e vegetação, e suas águas cristalinas permitem muitas vezes aos visitantes mergulhar em meio a golfinhos e tartarugas.

Pigeon Point, Trinidad e TobagoA ilha de Tobago é a menor das duas ilhas principais que formam o arquipélago de Trinidad e Tobago, ao largo da Venezuela. Tobago tem 300 km² com muitas praias deslumbrantes. Entre elas, Pigeon Point, considerada como a pérola da ilha, é um típico cartão postal caribenho, com areias brancas, coqueiros e águas cristalinas.

Com informações do Terra Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário