terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Walking tour no Rio de Janeiro

Esqueça as excursões entediantes, com atrações vistas somente das janelinhas dos ônibus. O Rio de Janeiro oferece city tours dinâmicos para quem quer ver a cidade por outros ângulos. Mesmo com tempo curto de viagem, dá para ampliar o roteiro para além do Bondinho e do Cristo Redentor e descobrir mais sobre a história da cidade e suas curiosidades. E o melhor, gastando algumas calorias.


Sucesso em diversos países no exterior, o Rio de Janeiro conta desde o início do ano com uma nova opção de walking tour. Os passeios percorridos a pé são realizados pela Rio Walks, que oferece quatro roteiros diferentes, com saídas regulares. Nenhum deles focado nos pontos turísticos tradicionais. “Nossa proposta é mostrar os lugares que os cariocas frequentam. Dessa forma, o visitante pode ter uma experiência diferente da que um turista tradicional teria”, conta Beatriz Tognarelli, uma das guias (ou walkers, como são chamados os condutores) do projeto.

Com saídas de terça a sábado, sempre às 8h30, o tour “Amantes da História” passa por belas construções arquitetônicas do centro do Rio, como o Teatro Municipal, a igreja da Candelária e o Paço Imperial. O passeio de três horas termina no Mosteiro de São Bento, bem a tempo de ouvir o canto gregoriano dos monges.

No tour “Grand Bazaar Carioca”, que acontece de terça e quarta, às 8h30, e de segunda a sexta, às 14h30, um cenário mais pitoresco do Rio pode ser observado. Em 5 km de trajeto, percorre-se o Centro e a Lapa, até chegar ao Saara, centro de comércio popular carioca.

Para os boêmios, o “Bar em Bar” percorre oito botecos tradicionais do circuito Ipanema, Leblon e Gávea, permanecendo de 20 a 30 minutos em cada. “Tomamos um chope, comemos uns petiscos, mas a ideia não é ficar bebendo, como em um pub crawl. A gente conta a história dos lugares e de alguns personagens curiosos”, diz a guia Beatriz. O passeio acontece às quintas, sextas e sábados, às 19h30.


O walking tour mais cênico, batizado de “Baía à Vista”, é realizado aos domingos. O trajeto de cerca de 8 km percorre a Baía da Guanabara, da Marina da Glória até o Morro da Urca.

Durante o passeio, aproveite para pedir dicas de atrações e lugares na cidade para os guias, que lhe responderão prontamente.

Veja aqui um pacote para passar a páscoa no Rio de Janeiro.

Com informações do IgTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário