quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo

Hoje a cidade de São Paulo completa 458 anos de  história! Maior cidade do Brasil e principal centro financeiro da América Latina, São Paulo é capaz de causar amor e ódio (não, necessariamente, nessa ordem) aos que visitam esta metrópole com mais de 11 milhões de habitantes.

É certo que o trânsito caótico e a deficiência no sistema de transporte público são suficientes para tirar a paciência de qualquer morador ou visitante que venha de fora, mas essa gigante brasileira, quando explorada aos poucos e sem pressa, surpreende com um dos mais completos e variados cardápios de cultura e entretenimento de todo o país. E os números que envolvem a cidade dão algumas pistas de seu potencial turístico.

No setor de cultura e lazer, São Paulo parece não ter concorrentes em outro destino sul-americano. A cidade abriga 160 teatros; mais de cem museus, onde é possível perder-se por horas em centros de exposições interativos como os fascinantes Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol; 55 cinemas que incluem telas digitais e projeções em 3D; e mais de 60 áreas verdes, detalhe bastante importante para um destino cujo cenário frio dos edifícios espelhados à beira de Marginais congestionadas -e uma frota de sete milhões de automóveis- costuma afugentar os mais esportistas.

Para quem tem fome não só de turismo, a gastronomia é outro ponto alto. A onda imigratória que trouxe novos sotaques à cidade, a partir do século 19, foi responsável também pela impressionante variedade de sabores encontrados em restaurantes que vão desde locais simples com preços camaradas até os mais premiados, com cardápio assinado por chefes renomados. Segundo a SPTuris, órgão oficial do turismo, a cidade abriga, aproximadamente, 12 mil restaurantes de 52 nacionalidades e regionalidades diferentes; 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, seis mil pizzarias, mais de três mil padarias e 500 churrascarias.

Se São Paulo ainda não se firmou como preferência entre viajantes nacionais e estrangeiros, esse destino localizado na região Sudeste do Brasil tem se tornado sinônimo de eventos bem sucedidos que atraem não só turistas, mas também gente de negócios interessada na variedade de serviços disponíveis. Do total de 11,7 milhões que visitaram São Paulo em 2010, mais de 56% vieram a negócios.

A cidade é cenário de congressos, feiras, shows internacionais e grandes eventos. Uma proporção de um evento a cada seis minutos.

Mas este dinâmico panorama nem sempre foi assim. Fundado em 25 de janeiro de 1554, o vilarejo de Piratininga, primeiro nome da cidade, começou com a construção de um colégio sob uma colina onde padres jesuítas catequizavam índios locais. Nos anos seguintes, a futura metrópole seria apenas um ponto inicial para as expedições que exploravam o interior do Brasil encabeçadas por bandeirantes.

Foi no final do século 19, com o desenvolvimento das plantações de café do interior do Estado, conhecidas como 'ouro verde', e com a chegada de imigrantes europeus, que a cidade começou a construir sua imagem atual. E desde então tem causado os mais variados sentimentos em quem passa por aqui.

Com informações do UOL Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário