terça-feira, 14 de junho de 2011

Toronto, um passo à frente

Tranquila, mas não pacata. Cosmopolita, sem ser excludente. Alimentada por uma verdadeira miscelânea cultural, a metrópole canadense esbanja simpatia



As árvores de maple guiam os recém-chegados por todo o caminho entre o aeroporto e o centro de Toronto. Mesmo se, por culpa da estação, as plantas estiverem sem as folhas que dão sabor ao tradicional xarope e ocupam o centro da bandeira do país, elas servem de cenário para placas que dizem welcome e bienvenue com importância equivalente - inglês e francês, afinal, são os idiomas oficiais do Canadá.

O distrito de Little Índia é repleto de centenas de lojas e restaurantes típicos
Antes de chegar ao hotel, é possível que você passe pelo Church Wesley Village, a área gay da cidade, e repare que as placas das ruas têm estandartes multicoloridos de metal para caracterizar oficialmente a região. Ao conversar com o recepcionista de sotaque forte, a resposta sobre seu local de nascimento pode ser surpreendente. "Sou torontoniano", afirma ele, carregando nos erres como se viesse da Grécia.


A atmosfera cosmopolita ao extremo é uma das características mais marcantes da cidade. Little Portugal, Little Italy, Greektown e Chinatown não têm status de guetos, mas inserem-se na geografia local tanto quanto Yorkville ou The Beaches, áreas nobres do maior centro urbano do Canadá. Talvez por isso, turistas e estrangeiros são recebidos com muita simpatia.


Leslieville, bairro do leste de Toronto, possui cafés e lojas de artigos modernos do século passado
Outra peculiaridade são os corredores subterrâneos. No inverno, os moradores saem de casa, pegam o metrô e seguem diretamente a seus prédios pelos 28 quilômetros de vias que mais se assemelham a um labiríntico shopping center - mas servem para escapar do frio que faz doerem os ouvidos durante sete meses do ano, quando as temperaturas chegam a 20 graus negativos.



A miscelânea cultural da formação do país é elevada à décima potência na arquitetura, gastronomia e jeito de ser de Toronto e seus habitantes. Do silêncio nos ônibus e metrôs para não incomodar os vizinhos ao agito bem-educado da "pequena Broadway" Dundas Square, a regra é a mesma: respeito e liberdade. Como você nunca viu.


Com a FOX você viaja de Porto Alegre a Toronto a partir de US$ 463,00 + taxas. Ida e volta!
Envie e-mail para voefox@voefox.com.br para mais informações e aproveite!

Reportagem do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário