sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Já conhece a Costa Amalfitana? Tá na hora!

O que é
A Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno, servido uma estrada costeira que é uma passarela estreitíssima, esculpida, em boa parte, no precipício. Ao longo da estrada, entre uma vista vertiginosa e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que escorrega pela encosta até a praia: Positano.

Já Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos – Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. Por sua proximidade à Costa Amalfitana, pode ser visitada na mesma viagem.
 
Como chegar à Costa Amalfitana
Carro: Sorrento, no início da costeira, fica a 290 km do aeroporto de Roma (Fiumicino), e a 53 km do aeroporto de Nápoles (Capodichino).

Trem: A viagem de Roma a Nápoles leva entre 1h20 e 2h40, dependendo do trem. Na estação central de Nápoles você procura a plataforma da ferrovia regional Circumvesuviana, que leva a Pompeia (36 min., estação Pompei Scavi Villa Misteri) e Sorrento (1h07). (Vou avisando: os trens da Circumvesuviana são bem pobrezinho.)

Depois de chegar a Sorrento, quem não quiser alugar carro pode fazer a costeira nos ônibus da SITA e, na temporada, nos barcos do Metrò del Mare.

Como chegar a Capri
Capri está ligada ao continente por linhas regulares de barco partindo de Nápoles (40 a 80 minutos de viagem, dependendo do equipamento) e Sorrento (20 a 40 minutos de viagem).

(Para ver como se chega a Nápoles e a Sorrento, veja o item anterior)

Quando ir?
Tanto a Costa Amalfitana quanto Capri só “funcionam” a pleno de meados da primavera a meados do outono. Julho e agosto, porém, ficam cheios demais por conta das férias europeias. Os meses ideais são junho e setembro.

Na baixíssima temporada há muita coisa fechada (incluindo hotéis), e pouca vida ao ar livre. As paisagens e os cenários, porém, continuam por lá, e o trânsito está livre.

Dá para ir e voltar no mesmo dia saindo de Roma?
De carro (ou mesmo de ônibus, em excursão), são três horas e tralalá de viagem até Sorrento. Ou seja, envolve seis horas de estrada só de deslocamento.

Capri é um pouquinho mais viável, se você pegar o primeiro trem a Nápoles. Ainda assim, o ritmo puxado e os horários marcados podem deixar o passeio, além de corrido, tenso demais; nesse caso, é melhor cacifar uma excursão.

(Há quem ofereça passeios integrando Pompéia e a Costa Amalfitana num dia só; eu acho loucura.)

Estratégia de viagem 1: ideal
Pegue um trem de Roma a Nápoles

Caso tenha um dia sobrando, hospede-se uma noite em Nápoles. Aproveite o dia para ir a Pompéia pela Circumvesuviana e, na volta, passar no Museu Arqueológico para ver as obras que não estão mais nas ruínas. (E de noite experimente uma autêntica redonda napoletana.)

Caso não tenha tempo sobrando, tome um táxi da estação para o porto de Molo Beverello e pegaria direto um alíscafo (barco rápido) para Capri.

Em Capri fique uma ou duas noites. Os lerês básicos (da incontornável Gruta Azul, ao forte no topo do Monte Solaro, para cima de Anacapri) tomam o primeiro dia inteiro. A noite é para você fazer a passeggiata sem os turistas do dia; e o segundo dia, para se dar ao luxo de curtir Capri sem lerês, fazendo suas próprias descobertas.

Depois pegue o barco para Sorrento e lá alugaria um carro. Monte base 15 km adiante, em Positano, que para alguns é o mais encantador dos vilarejos da costeira. (Há muitíssimos, porém, que preferem Ravello — mas os 8 km de subida a 15 km/h prejudicam bastante os planos de quem quer ficar no vaivém.)

Fique três noites por lá (o mínimo-mínimo-mínimo são duas); não deixe de subir a Ravello nem de visitar as lojas de fábrica de cerâmica pintadas a mão em Vietri sul Mare (no finzinho da costeira, quase em Salerno).

Alternativa ao carro: há quem sustente que de carro você perde muito do encanto da costeira, já que precisa prestar atenção no trânsito (e achar lugar para estacionar). Se você não vai com tempo muito corrido, considere fazer os trajetos de ônibus (no sentido Salerno, no lado da estrada que acompanha o penhasco) e de Metrò del Mare (no sentido Sorrento; funciona apenas na temporada).

Por fim, devolva o carro em Sorrento e volte de trem a Roma, via Nápoles (Circumvesuviana até a Piazza Garibaldi, então trem rápido).

Estratégia de viagem 2: prática/econômica
Com menos tempo para gastar, você pode ir de trem até Nápoles e pegar a Circumvesuviana a Sorrento. Montaria base em Sorrento mesmo.

Separe dois dias para fazer a costeira, de ônibus ou carro (veja estratégia número 1) e um terceiro dia para fazer o bate-volta de barco a Capri.

Pompéia pode até ser feita na ida ou na volta de trem (desça na estação Pompei Villa Scavi); a entrada Marina Grande/Piazza dell’Anfiteatro tem um guarda-volumes.

Onde ficar
Tanto a Costa Amalfitana quanto Capri (com pernoite) combinam com romance e lua-de-mel — e valem um investimentozinho a mais.

Se puder, pense em hotéis do padrão do Luna ou da Casa Morgano em Capri; da Casa Albertina e da Villa Rosa em Positano; ou do Chiaja em Nápoles.

Com super informações do Viaje na Viagem.


Um comentário: