sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AS SURPRESAS DE OTTAWA


A capital canadense tem arquitetura, cenário cultural e vibe foodie que encantam e surpreendem o turista.


Olho na arquitetura
Os prédios de Ottawa são puro deleite para os fãs de arquitetura. Dos arranha-céus modernos aos clássicos castelos de inspiração francesa, os edifícios da cidade não só servem de referencial para o turista enquanto a gente caminha pra lá e pra cá como também vão contando despudoradamente a história da cidade. O mais célebre deles é o Parlamento do Canadá, que acaba sendo meio a peça chave da cidade para o turista.

Entre o Parlamento e o Chateau fica o acesso às belas eclusas de ByTown sobre o rio Ottawa (o primeiro patrimônio da cidade tombado pela Unesco), ponto de partida dos barcos que fazem mini cruzeiros pelo canal Rideau.

Bairro a bairro
Ottawa é uma cidade bem boa de caminhar e o transporte público serve bem alguns bairros mais distantes da chamada zona turística (downtown e arredores de ByWard). Táxis são abundantes e têm preços bem razoáveis e as bikes estão também por toda parte nos meses mais quentes. Por isso mesmo conhecer a cidade através de seus bairros é uma das maneiras mais prazerosas e interessantes de explorá-la – e para sentir você mesmo, nos detalhes, quão diversa ela é.


1- ByWard Market
Fundado no começo dos anos 1820, o mercado original do centro de Ottawa hoje virou uma das regiões mais vibrantes da cidade. O mais legal ali é que, dia e noite, nas lojas, restaurantes e bares que rodeiam a estrutura principal do mercado você vai encontrar tanto turistas quanto moradores locais fazendo suas compras, tomando um drink, jantando com amigos. Durante o dia, vale visitar o interior do mercado e comer num de seus restaurantes de comida étnica, comprar frutas vermelhas fresquíssimas dos produtores locais, bater papo com os artesãos, espiar as lojas dos arredores etc. À noite, depois do mercado fechar, ganham mais vida ainda os muitos bares e restaurantes que o rodeiam. 
2 – Chinatown
Quem curte visitar bairros asiáticos mundo afora certamente vai gostar também desse – e fica bem próximo ao centro da cidade. Pequeno, não demora muito a ser explorado, não. É um bairro multicultural cheio de lojinhas e restaurantes de inspiração asiática, com direito a ruas enfeitadas e tudo.

3 - Downtown Rideau
Esse é o bairro queridinho dos shopaholics, ocupando mais de vinte quadras na região da Rideau Street, a leste do canal homônimo. Entre restaurantes e teatros, pipocam ali lojinhas e outlets. Como Ottawa costuma ter preços em geral mais camaradas que Toronto, Montreal e Quebec, shopaholics também fazem a festa da Bank Street Promenade, considerada a Main Street original da cidade, tomada por lojas nas 15 quadras que vão da Wellington St. à Gladstone Ave. Westboro e Beechwood também são regiões muito famosas para compras por lá.

4 – Sparks Street
A rua exclusiva para pedestres começa a uma mera quadra de distância dos prédios do Parlamento e é em seus arredores, conhecidos como Sparks Street Village, que ficam localizados a maioria dos hotéis da cidade, além de muitas lojas, dois malls e restaurantes.
5 – Quartier Vanier
Esse bairro, originalmente habitado pela população de herança francesa (você vai ouvir francês ali em quase todo canto), começa a ganhar destaque com seus novos restaurantes, lojinhas mais diferentes e cafés de inspiração parisiense.
Museus
A oferta de bons museus em Ottawa é impressionante. O National Gallery (vale pelo acervo pelo prédio maravilhoso, pelos arredores, pela mostra temporária…) e o Canadian Museum of History (antigo Museu da Civilização, que também vale tanto pelo acervo quanto pela arquitetura ousada e pelos arredores, incluindo uma das vistas mais lindas para o Parlamento e as eclusas), o Canadian War Museum (um duro e interessante museu sobre as guerras no país) e o pequeno e acanhado ByTown Museum (bem ao lado das eclusas).


Restaurantes e Nightlife
Prepare-se para comer de manhã, tarde e noite em Ottawa. Da comida étnica econômica do interior do ByWard Market aos restaurantes pop de seus arredores, da nova praça de alimentação do Rideau Centre (o maior shopping do centro) aos restaurantes estrelados, das cervejarias artesanais aos muitos cafés da cidade, Ottawa tem mesmo de tudo no quesito alimentação. O mais legal ali é que o conceito farm-to-table está presente na maioria dos estabelecimentos, com muitos dos chefs locais se preocupando em usar produtos verdadeiramente locais em seus pratos.

O ByWard Market District é o epicentro da nova efervescência gastronômica da cidade, reunindo produtores locais e pontos de cozinha étnica durante o dia e cervejarias artesanais com pratos estilo tapas e restaurantes modernex à noite. Podemos começar provando o típico doce padrão da BeaverTail no sempre muvucar quiosque ao lado do mercado que virou uma espécie de instituição na cidade. São vários os sabores e coberturas possíveis, o mais recomendado consiste numa massa frita (semelhante a um donut bem molinho) coberta de açúcar e canela (como numa rabanada).

Onde Ficar
Downtown e os arredores de ByWard são o ponto de hospedagem do turista por excelência. Acho que o Fairmont Chateau Laurier e o Westin têm a melhor localização, a literalmente passos tanto do Parlamento quanto do agito noturno, bem fácil para explorar as principais atrações da cidade à pé. Para quem fica em Downtown, vale tomar o ônibus que faz o trajeto aeroporto-centro: custa apenas 3,10 dólares por pessoa(um décimo do preço do táxi) e para em praticamente todas as quadras no centro.



Para mais informações, consulte-nos - 054-30271555


Nenhum comentário:

Postar um comentário