domingo, 11 de maio de 2014

Destinos serranos do Rio Grande do Sul

 O Rio Grande do Sul é um excelente destino para turismo, principalmente quando a intenção é conhecer de perto diferentes culturas. Os roteiros variam entre as heranças deixadas pelos imigrantes europeus e podem incluir visitas em cidades ecoturísticas, especializadas em chocolate artesanal e vinho, sempre com um ponto em comum: a bela paisagem serrana como plano de fundo, formado ainda por traços arquitetônicos da Europa e o friozinho que também lembra o velho mundo.
Dentre as inúmeras atrações em todo Estado, destacamos os tradicionalmente conhecidos:

Gramado
Um dos municípios mais famosos de todo o Brasil, Gramado é conhecida pelo clima mágico que toma conta da cidade o ano inteiro, especialmente durante o natal. É nesta época do ano, que ruas, casas e demais prédios são carinhosa e charmosamente decorados com luzes coloridas e adornos que imitam a neve.
O Natal Luz, como é conhecido o evento que acrescenta um toque ainda mais encantador à graciosidade da cidade, é apenas um dos momentos que intensificam a magia de Gramado. Ao longo do ano, o destino prepara outras surpresas para seus visitantes e moradores, organizando e programando acontecimentos como a Festa da Colônia, o Festival de Cinema e a Chocofest (na páscoa). Durante cada uma destas festas, a cidade se transforma, mudando a decoração e promovendo uma agenda movimentada com atrações culturais e gastronômicas.
Se a viagem for feita fora de época, ou seja, caso a estadia na cidade não aconteça nos períodos em que acontecem estes eventos, não há com o que se preocupar. Ao longo do ano, os cafés coloniais, o fondue suíço e os chocolates artesanais recebem o turista, envolvendo-o com um clima mais que acolhedor, entre suas casas e edifícios de arquitetura tipicamente europeia.
Canela
Uma das igrejas mais bonitas do Brasil fica em Canela. Conhecida como a Catedral das Pedras, sua estrutura cinzenta e imponente se destaca em meio à paisagem, chamando a atenção para si e atraindo os olhares, não importa em que ponto da cidade o visitante esteja. Construída em 1953, sua torre principal tem 65 metros de altura. A igreja conta ainda com um carrilhão de doze sinos de bronze, e diversas obras de arte que adornam seu interior.
Além desta grandiosa construção, Canela vê em seus parques naturais o maior fluxo de turistas, que percorrem os lugares verdes para desbravar trilhas, se banhar nas cachoeiras e ainda escalar grandes paredões de pedra. Um dos lugares mais frequentados pelos ecoturistas é o Parque do Caracol, onde a principal atração é uma cascata de mesmo nome e que mede 120 metros de altura.
Cambará do Sul

A riqueza natural de Cambará do Sul não é encontrada facilmente em qualquer lugar. Seus cânions, trilhas e cachoeiras ocupam facilmente três dias de viagem e, mesmo assim, ao final da estadia, sempre fica um gostinho de quero mais.
Para os menos experientes, o Parque Nacional de Aparados da Serra é o ponto de encontro, graças aos seus percursos fáceis de serem trilhados. Os turistas com maior preparo físico podem se aventurar entre as trilhas do Parque Nacional da Serra Geral, onde há um imenso complexo de cânions. Depois de um dia movimentado entre o verde da paisagem, nada melhor que relaxar em um lugar tranquilo. Para isso, a bela Praça São José, no centro de Cambará do Sul, está à disposição dos turistas. Ainda nesse sentido, vale visitar os museus que preservam e contam parte da história da cidade.
Bento Gonçalves
Construções históricas, turismo de aventura e vinícolas são apenas algumas das possibilidades à espera do turista em Bento Gonçalves.
O ponto alto dos passeios é a valorização do legado deixado pelos imigrantes, o que garante uma verdadeira viagem no tempo, entre tradições e costumes antigos. Nesse sentido, o Caminho de Pedras é o maior exemplo. A história dos italianos é contada em um roteiro com 12 km de extensão, onde é possível passear entre casas centenárias, moinhos, cantinas coloniais, casas de massa, teares e casas de doce, entre outras construções típicas da colonização.
O Tour Via Del Vino também parece pegar o turista pela mão e guiá-lo entre diferentes capítulos que ajudaram a construir a cidade de Bento Gonçalves. E assim acontece em outros lugares deste destino envolvente, onde passado e presente se reúnem, deixando espaço ainda para os momentos entre a natureza.

Com informações do Mala Pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário