quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cenário romântico e aura liberal fazem de Amsterdã um destino imperdível

 

Para os tradicionais, um passeio de bicicleta por entre os mais de cem canais e 1.281 pequenas pontes; para os agitados, uma vida noturna intensa e diversificada, reunindo pessoas de todos os cantos do mundo; para os culturais, museus de todos os tipos, de todos os gostos, se espalham pela cidade; para os mais curiosos, a possibilidade de experimentar legalmente liberdades restritas na maioria dos países; já os ecléticos podem aproveitar um pouco disso tudo e muito mais da capital holandesa, muitas vezes apontada como exemplo de sociedade evoluída.

Amsterdã é uma das pequenas cidades mais extraordinárias do mundo. Desde os seus canais até aos mundialmente conhecidos museus e atrações históricas, é uma das cidades mais românticas e encantadoras da Europa.              
 
 
Amsterdã é também uma cidade tolerante e diversificada. Tem todas as vantagens de uma grande cidade: cultura, vida noturna, restaurantes de renome internacional, bons meios de transporte - porém é calma, em grande parte graças aos seus canais, e ao reduzido tráfico rodoviário. Em Amsterdã o seu destino nunca está longe demais, contudo tenha consigo a companhia de uma bicicleta para uma experiência inesquecível.
 
 
Entre um canal e outro, surge um pequeno pedaço da cidade que mais intriga os turistas, além de atrair jovens de todos os cantos. O Red Light District (em português, distrito da luz vermelha) é talvez o lugar mais liberal do mundo, tendo as ruas cercadas por pequenas vitrines onde mulheres tentam seduzir os milhares de turistas que passam pela região, 24 horas por dia. 
 

 Também é pelo Red Light que surgem pelas esquinas os famosos coffeeshops. Nestes espaços é permitida a venda de pequenas quantias de cannabis (que são severamente reguladas). Para além disso, as coffeeshops não podem vender a ninguém com menos de 18 anos, não podendo também vender mais do que 5g a qualquer cliente. Drogas pesadas estão estritamente proibidas.

 Mas a viagem por Amsterdã vai muito além dos limites da própria cabeça. A cidade também é o destino dos sonhos para os amantes das artes, abrigando mais de cinquenta museus sobre os mais variados assuntos, dentre eles um dedicado a um dos principais pintores da história da humanidade, o Museu Van Gogh, e ainda a antiga casa de Rembrandt (que hoje abriga algumas de suas principais obras). Há também a casa em que morou Anne Frank antes de ser capturada pelo exército nazista - o local é um dos pontos mais visitados da cidade. É claro que, seguindo o clima de liberdade holandês, não faltam museus dedicados ao sexo e às drogas.

2013 é um excelente ano para visitar Amsterdã. Além do 160º aniversário do nascimento de Van Gogh, a cidade celebra o quarto centenário de seu sistema de canais, o 40° aniversário da abertura do museu Van Gogh e os 125 anos da Royal Concertgebouw Orchestra. Ainda, foi reinaugurado em abril e totalmente restaurado o Rijksmuseum, um dos principais museus da capital holandesa, que abriga mais de um milhão de obras de arte, incluindo trabalhos de Vermeer e Rembrandt.
 

Atendendo ao gosto de todos os tipos de público, a cidade permanece pacata durante o ameno inverno, e efervescente durante o verão, sendo sempre propícia para uma boa caminhada, ou para um passeio com uma bicicleta alugada pelas ruas da cidade, sendo essas as melhores formas de conhecer a magia de Amsterdã. Sem pressa.
 
 
Com informações Uol Viagem e Amsterdam.info
 

2 comentários: