terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Praia do Gunga encanta com suas belezas

A praia do Gunga é formada por um conjunto de belezas naturais que chama a atenção de todos que visitam o local. O Gunga está localizado no município de Barra de São Miguel, a 33 km ao sul de Maceió, capital do estado de Alagoas. A praia é composta de águas calmas, verdes e cristalinas, areia branca e fofa e centenas de enormes coqueiros em toda sua extensão. Dois bicos de areia em forma de “cotovelos” dão a impressão de formar pequenas e aconchegantes praias, tornando o lugar ainda mais paradisíaco.


Em sua ponta esquerda, onde avistamos a Barra de São Miguel, há o encontro do mar com as águas quentes e serenas da Lagoa do Roteiro. Este é o lado mais movimentado da praia, com mais de dez quiosques à disposição dos turistas, que servem diversas opções de porções e pratos, como peixes e lagostas.


Na extremidade direita, encontramos as falésias, rochas íngremes esculpidas pela natureza, de areia colorida. Para chegar até elas, o turista pode optar em fazer o passeio de buggy ou fazer uma longa caminha pela praia quase deserta. Como se trata de uma propriedade particular, a praia tem cercas de proteção entre os coqueiros que costeiam toda a sua extensão, mas nem elas são capazes de tirar a beleza do lugar.

Há duas formas de chegar ao Gunga. A primeira é pelo porto de Barra de São Miguel, onde é possível pegar embarcações, como lanchas ou escunas, que levam à praia. A travessia leva em torno de 20 minutos.

Para quem opta em ir de lancha, há dois outros tipos de passeios oferecidos e ambos saem às 8h. O primeiro inclui uma parada no aquário natural, piscinas formadas pelos arrecifes de corais que se encontram ao longo de toda a costa da Barra de São Miguel, e ancoragem nas Croas, grandes bancos de areias que se formam na foz da Lagoa do Roteiro.

O segundo passeio também inclui os aquários naturais, depois passa pelos manguezais, localizado na Ilha de Três Corações, e em seguida nas falésias de areias coloridas, para depois desembarcar no Gunga. Em ambos os roteiros, o turista pode escolher o horário de retorno para a Barra, mas não pode ultrapassar às 17h. 

Há também a possibilidade de ir de carro e passar pela entrada da fazenda de cocos e atravessar a propriedade gratuitamente. Para entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação do local. 

Outras opções de lazer são oferecidas na própria praia, como os passeios de jangadas e jet ski. Generosa com os pescadores, muitas pessoas escolhem o lado mais calmo da praia para praticar a pesca.

À princípio não é possível ficar acampado no Gunga. Segundo um segurança do local, essa não é uma prática comum. Os turistas que desejam visitar a praia devem se hospedar em Maceió ou na Barra de São Miguel.


Barra de São Miguel

Próximo ao município de Marechal Deodoro (onde está localizada a também badalada Praia do Francês), a Barra de São Miguel é conhecida por abrigar diversas belezas naturais e tem uma população muito hospitaleira. A praia localizada na cidade é mais urbana, mas também muito visitada por turistas.

O destino conta com belas praias de areia fina e águas verdes, como a Praia de Porto de Vaca, onde se formam piscinas naturais entre os corais de recife. Tendo opções para todos os gostos, os amantes de surfe também podem aproveitar as belezas do lugar, nas ondas da Praia do Meio.

Além das praias, o turista pode aproveitar para visitar a Igreja de Santana, onde está guardada a imagem de Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade, conhecer ao Rio Niquim, que desemboca na praia de mesmo nome, e a Lagoa Niquim, que tem águas consideradas medicinais pelos nativos.

Há diversas opções de restaurantes e bares para quem estiver à noite pela cidade, além de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Consulte-nos agora mesmo e programe sua visita a Maceió e praia do Gunga: voefox@voefox.com.br e 054 3027.1555.

Com informações do UOL Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário