sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Não deixe a dor de dente prejudicar a sua viagem de avião

Finalmente, as férias de fim de ano estão chegando. Viagem marcada, passagens aéreas compradas, hotéis reservados e a expectativa de muito divertimento. Até aí, parece tudo perfeito. De repente, o inesperado: uma dor de dente durante o voo. O que fazer? Na maioria das vezes, o cuidado com os dentes acaba em segundo plano, tornando-se, efetivamente um problema, quando a dor surge em momentos inapropriados.

Num voo, há menos pressão atmosférica, baixa quantidade de oxigênio disponível, baixa umidade do ar e baixas temperaturas. O índice saudável de umidade do ar deve estar entre 40% e 50%, no avião, pode ficar entre 20% e 10%. 

Essas variações podem agravar possíveis problemas já existentes na polpa do dente, provocando dores de dente de variadas intensidades, que podem piorar durante a mastigação ou ingestão de alimentos quentes ou gelados.

Por este motivo, para não haver problemas durante a viagem, antes de embarcar, é imprescindível um check-up de um dentista. O profissional, por meio de técnicas apropriadas, controles radiográficos e testes específicos, poderá avaliar e reverter, algum problema pré-existente como a cárie, por exemplo, considerada um problema endêmico na população mundial, sendo dentre vários outros motivos, uma das principais causas relacionadas às dores de dentes. A prevenção é a melhor alternativa, pois nesse caso, o passageiro só receberá um atendimento adequado quando o avião pousar.

A odontologia brasileira é considerada uma das mais modernas do mundo e empenhadas em diminuir os altos indicies de cáries. Por isso, parte da comunidade odontológica investe, sobretudo, na prevenção. 

A saliva e toda a biodiversidade bacteriana presentes na boca possuem função importante para que o equilíbrio possa ser preservado, o que favorece a desorganização do ciclo de formação das cáries. A ação desses agentes naturais, associados a uma profilaxia no consultório mensalmente, ajudam a conquistar um resultado de quase 100% de sucesso na prevenção da cárie. Portanto, quando se previne o surgimento de cárie, conquista-se um grande passo que pode impedir a dor de dente em qualquer época do ano e local, até mesmo durante uma viagem de avião. 

Se a dor surgir durante o voo, o que fazer? 

O correto é procurar um especialista. No entanto, para amenizar a dor até que o atendimento seja realizado, seguem algumas dicas: 
• Tomar um analgésico para diminuir a dor. De quatro em quatro horas; 
• Procure ficar tranqüilo e relaxar. O nervosismo pode intensificar a dor;
• Prefira líquidos frios e alimentos com temperaturas mais amenas;
• Não faça bochechos com produtos anti-sépticos antes de saber o diagnóstico; 
• Procure um atendimento profissional logo que aterrissar.

As dicas e informações são da Cirurgiã-Dentista Dra. Daniela Tochetto.


Dra. Daniela Tochetto
Cirurgiã-Dentista
Dentística Restauradora
Odontologia do Trabalho
Dentista do Sono
CRO-RS 11748
Rua Dal Canalle, 2186 – Sala 9016 – 5º andar – Caxias do Sul – RSFone: (54) 3021-1071 – E-mail: consultorio@dentitrab.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário