sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Como evitar o caos de final de ano nos aeroportos

Para quem optar por fazer a viagem de avião, o panorama não é dos mais animadores. A expectativa é de aumento de 10% no número de passageiros em dezembro em comparação com 2010, segundo informações da Infraero. Serão 1,5 milhão de pessoas a mais que em dezembro do ano passado, quando foram transportados 14,7 milhões de passageiros.


1. Os viajantes que quiserem evitar sustos podem ao menos saber o que terão que enfrentar pela frente. O site da Infraero permite que o passageiro acompanhe a situação dos principais aeroportos brasileiros, exibindo informações sobre voos atrasados e cancelados. Permite também consultar a situação do seu voo em particular.

2. Antes de sair de casa, cheque se o passaporte ou o documento de identidade necessário para embarcar estão com você. Confira também as exigências para viajar com as crianças. No aeroporto, deixe os documentos e o cartão de embarque sempre à mão, pois eles serão pedidos mais de uma vez.

3. Os que forem viajar de avião devem, se possível, chegar ao aeroporto com bastante antecedência. Nesta época do ano, é recomendável fazer o check-in pelo menos duas horas antes do embarque para voos domésticos e com três horas de antecedência para voos internacionais.

4. Evite as longas filas nos aeroportos. As principais companhias aéreas oferecem a opção de o passageiro fazer o check-in online por meio de um computador ou até de um celular conectado à internet. Dependendo da empresa, pode-se fazer o check-in de um a três dias antes do horário da partida. Imprima o seu comprovante de embarque em casa ou tenha ele disponível no celular. Com isso, só será necessário precisará despachar a bagagem, mas o lugar no voo estará garantido.

5. Se puder, viaje sem despachar a bagagem para não ter que fazer o check-in tão cedo e evitar a confusão na hora de pegar as malas. Lembre-se, no entanto, de respeitar os limites de tamanho e peso das bagagens de mão (Saiba o que você pode ou não levar na bagagem de mão).

6. Para facilitar a passagem na hora do raio-x, procure não ir vestido com cintos com muito metal, sapatos e sandália com fivelas, brincos, colares e pulseiras grandes. Conforme Resolução 207 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada em novembro de 2011, se o alarme do detector de metais disparar, o passageiro pode ser obrigado a tirar sapatos, casaco e chapéu e até passar por uma revista, feita por uma pessoa do mesmo sexo.

5. Fique atento aos anúncios feitos no salão de embarque. É comum eles mudarem o portão pelo qual será feito o embarque na aeronave.

Com informações do Ig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário