Astier – De estilo clássico, seria um bistrô como tantos outros de Paris, mas uma jovem equipe assumiu a casa há alguns anos, mudando o cardápio e apostando numa cozinha de alta qualidade e bons preços. Pratos com camarão, foie gras, pato, aspargos estão entre as especialidades e a tábua de queijos é indispensável no circuito. Legal é que qualquer vinho da carta pode ser pedido em meia garrafa pela metade do preço.
44 rue Jean-Pierre Timbaud. Tel. (33) 143-571635. www.restaurant-astier.com
Au Bascou – Pequeno, quase escondido numa ruazinha do 3º arrondissement, tem um serviço simpático, o que, aliás, é uma característica dessa turma de restaurantes. O foie gras é alto, preparado à perfeição pelo chef Bertrand Guéneron que dá expediente numa cozinha envidraçada no fundo do salão. O cardápio muda regularmente e vale sempre apostar nos pratos do dia, como recomenda o próprio cozinheiro e proprietário que se reveza entre o fogão e as mesas. 38 rue Réaumur. Tel. (33) 142-726925.
Le Bistrot de l'Alycastre – Ao lado do mercado St. Germain nem é tão pequeno assim, com agradável varanda e salão com mesas apertadas, para duas pessoas. O chef Marc Lemmery não arreda pé da casa, tocada com o apoio de família (a mulher comanda o salão) e poucos funcionários. A cozinha tem base clássica francesa, com receitas como timo com batatinhas picantes na panelinha de ferro. 2 rue Clément. Tel. (33) 143-257766.
Le Chateaubriand – O chef basco Iñaki Aizpitarte propõe menus de jantar com cinco serviços repletos de referências contemporâneas, mas com a preocupação e buscar os melhores fornecedores de matéria-prima, sempre através de pequenos produtores. Espere ousadias. E reserve a sua mesa com muita antecedência. 129 avenue Parmentier. Tel. (33) 143-574595.
Le Comptoir – Instalado num charmoso hotel, o Relais St. Germain, é um dos restaurantes do momento em Paris. Ali o chef Yves Camdeborde exerce o seu talento na cozinha, sempre usando os ingrediantes mais nobres. O menu de 45 euros é um dos mais concorridos de Paris, talvez a melhor relação qualidade-preço. Reservas são fundamentais e devem ser feitas o quanto antes. 9 Carrefour de l’Odéon. Tel. (33) 144-270797.
L'Épi Dupin – Por 33 euros, entrada, prato e sobremesa. Não à toa é indicado pelo guia Michelin como Bib Gourmand (boas mesas por bons preços: menos de 35 euros). O cardápio muda sempre, buscando os melhores ingredientes da estação, e apresenta receitas como sopa fria de peixe servida com concassée de tomate e camarão. Encare sem medo de ser feliz pratos com miúdos (é famoso o “ris d’agneau”) Rue Dupin, 11. Tel. (33) 142-226456. www.epidupin.com
Mon Vieil Ami – A melhor pedida para uma refeição na île Saint-Louis, é indicado pelo guia Michelin como restaurante tradicional. Mas nem tanto. O chef Antoine Westermann nasceu na Alsácia e traz algumas influências para o menu de 41 euros com três serviços (entrada, prato e sobremesa) no qual explora o frescor de legumes e verduras sazonais. 69 rue St-Louis-en-l'Ile. Tel. (33) 140-460135. www.mon-vieil-ami.com
L'Ourcine – É um filhote de dois nomes de peso no gênero, L'Epi Dupin e La Régalade, cozinhas por onde passou o chef Sylvain Danière. No almoço o menu custa 24 euros e, no jantar, 32. Por esse preço você prova pratos como ravióli de siri com molho cítrico, língua com piquillo e quenelle de chocolate guanaja com crème anglaise ao perfume de açafrão. Não deixe de reservar. 92 rue Broca. Tel. (33) 147-071365.
La Régalade - Se já existe um restaurante clássico entre os bistronomiques é este. Foi ali que o chef Yves Camdeborde plantou as sementes da bistronomia, e lá se vão quase 20 anos. Ele deixou a casa para pilotar o Le Comptoir, que você já leu acima, mas o Régalade mantém sua fórmula de sucesso: comida boa, preço baixo, serviço educado, mas sem exageros. Avenida Jean Moulin, 49. Tel. (33) 145-456858.
Ze Kitchen Galerie – Segue uma linha mais contemporânea, com forte influência asiática e cuidado na escolha dos ingredientes. É também uma galeria de arte, com peças contemporâneas. O cuidado no visual se repete nos pratos, com apresentação impecável. É o único com estrela Michelin. Na foto aperece o um tartar de dourado com geleia de crustáceos e alga com molho de gengibre e coentro (prato que aparece na foto lá de cima). O chef William Ledeuil acaba de inaugurar outro endereço que anda bastante badalado, o KGB, na mesma rua. 4 rue des Grandes Augustins. Tel. (33) 144-320032. www.zekitchengalerie.fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário