terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como fazer seu passaporte

A Polícia Federal (PF) informa que emitiu, em agosto, 207.409 passaportes em todo o País.
O número é 33% superior ao do mesmo mês do ano passado e recorde para um mesmo mês.
Os passaportes emitidos pela PF são feitos em parceria com a Casa da Moeda do Brasil e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Afinal de contas, quando você viaja ao exterior, o passaporte é o seu documento oficial, em especial em países que não aceitam o RG para entrada no país. E a maioria dos locais exige que o passaporte tenha sido emitido há menos de 6 meses da data da viagem.
Os únicos países que não pedem o passaporte para brasileiros são Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Paraguai. Porém, o RG deve ter sido emitido há menos de 10 anos e em perfeito estado de conservação.

Para fazer seu passaporte é simples:
1. Verifique a documentação necessária clicando aqui.
2. Solicite a emissão do passaporte clicando aqui. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.
3. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.
4. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.
5. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte clicando aqui.
6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Depois de realizada a entrevista, o passaporte demora cerca de 15 dias para ficar pronto. Você recebe um e-mail informando que ele já está disponível para retirada.

Informações do site da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário