sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conheça a Qatar Airways

O blog Aquela Passagem postou há um tempo atrás um trip report sobre como é voar na Qatar Airways.

Adaptamos o texto para que você possa conhecer os serviços de uma das seis melhores companhias aéreas do mundo.

A Qatar Airways Company Q.C.S.C. (القطرية) é a companhia aérea de Bandeira do Qatar. A Qatar voa para 81 destinos desde a América do Norte, Europa, Médio Oriente, África e Ásia e América do Sul. A Qatar é uma das 6 companhias aéreas a possuírem as prestigiantes 5 estrelas da Skytrax pelo seu excelente serviço. Em 2006 eleita como detentora da melhor tripulação do médio oriente e ainda a 4.º melhor companhia do mundo. Em 2007 a sua primeira classe foi eleita como a melhor do mundo. A Qatar possui características bastante inovadoras a bordo, sendo a primeira do mundo a ter Televisão digital por satélite.

A Qatar Airways possui uma das frotas de aeronaves mais jovens e modernas nos céus atualmente. Sua expansão fenomenal continua com a encomenda de mais de 200 aeronaves com custo total estimado em mais de US$ 30 bilhões.
A companhia aérea operará uma frota de 110 aeronaves até 2013 – quase o dobro da frota atual. Em 2007 a Qatar Airways encomendou 80 Airbus A350 e também 60 Boeing 787 e 32 Boeing 777. Também encomendou 5 dos Super Jumbo Double Deck da Airbus A380, a serem entregues em 2012.
A companhia diz que seu compromisso é oferecer aos passageiros serviços da mais alta qualidade e inovação a bordo dos voos. A frota de Airbus A330 e Airbus A340 para rotas de longa distância possui opções de áudio e vídeo interativos individuais para cada passageiro em todas as cabines.
As mais recentes aquisições, os Boeing 777 trazem a próxima geração do Sistema de Entretenimento a Bordo da Qatar Airways – Oryx – oferecendo a todos os passageiros tanto na classe Econômica quanto na Executiva mais de 700 opções de áudio e vídeo. O serviço interativo inclui mais de 150 filmes internacionais, 150 programas de TV de todo o mundo e mais de 50 jogos e 500 CDs de áudio à escolha do passageiro.
Doha-São Paulo
Na rota Qatar/Brasil, a cia aérea utiliza-se de um Boeing 777-200LR, apropriado para voos de longa distância. Esse voo dura 14:35 horas e no sentido contrário 13:50 horas.

A disposição dos assentos na classe econômica é do tipo 3-3-3, todos eles equipados com sistema de entretenimento individual. Tanto a largura do assento como a distância para a fileira da frente oferecidos pela Qatar são generosos algo incomum em nenhuma outra cia aérea internacional. Se tratavam de uns poucos centímetros mas que forneciam uma grande diferença em termos de conforto.

O excepcional sistema de entretenimento individual do tipo AVOD (Audio and Video On-Demand) formado por centenas de filmes, músicas que não se acabam nunca, um amplo repertório de jogos e um mapa no qual pode-se seguir o itinerário em que se está voando fazendo mais breve uma viagem tão longa.

Na parte posterior do controle do sistema de entretenimento há um controle de jogos e para escrever textos. Na lateral do assento há uma porta USB.

Durante o voo foi distribuído um pequeno kit de viagens similar ao distribuído por tantas outras cias aéreas e duas refeições, sendo uma quase no começo do voo e outra ao final do mesmo. Entre uma refeição e outra se passaram 8 horas. No fundo da aeronave existia aperitivos, frutas e bebidas que podiam ser consumidos ao gosto do freguês.

AVALIAÇÃO FINAL
O que mais o agradou
Pontualidade. Todos os vôos partiram na hora certa, sem exceção.
Espaço generoso entre os assentos.
Aviões modernos.
Excelente sistema de entretenimento na rota Qatar/Brasil.
Fila prioritária para quem fez o check in em casa.
Atenção em terra.
A oferta de STPC (stopover pago pela cia aérea). Um grande incentivo na hora de se decidir por uma escala em Doha ou em outro ponto do Golfo Pérsico.

O que pareceu dentro da média
Atenção a bordo. Não foi muito diferente da que estamos acostumados a receber em voos intercontinentais de cias aéreas como a Tam (não sou nem de longe fã dela de uma forma global), que por falta de opções e por ter um programa de fidelidade que nos atendia a contento no passado (não mais no presente) tornou-se nossa cia aérea de escolha na rota Brasil/Espanha. As mesmas atenções e mesmos mimos (caramelo, toalha quente e kit de passageiro).
Comidas. Com alguns detalhes diferentes, porém sem conseguir escapar da realidade de que comida de avião é comida de avião. As opções de bebidas a bordo são idênticas ou até um pouco mais limitadas que as que nos são servidas em outras cias aéreas, voltamos a citar a Tam e seus vôos para Europa como referência.

Este texto foi adaptado do blog Aquela Passagem.

Um comentário: