quinta-feira, 7 de julho de 2011

As belezas da Noruega



Situada na Península Escandinava, a Noruega tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e uma geografia e naturezas únicas.

Mais de 75 mil ilhas se espalham ao longo da costa de 1.752 km recortada por fiordes gigantes. O território montanhoso circunda três mares: o do Norte, o da Noruega e o de Barents. O Cabo Norte é destino de aventureiros e terra do sol da meia-noite, onde, durante o Verão, de meados de Maio ao fim de Julho, o sol nunca se põe.

Oslo, a capital, é cosmopolita e oferece uma qualidade de vida de pequenas cidades. Com pouco mais de 500 mil habitantes, tem o mesmo charme das demais capitais europeias e uma beleza rara, pois está localizada dentro do fiorde de Oslo. Reúne a arquitectura moderna a prédios antigos e oferece ao visitante um vasto conjunto de museus para visitar: o Barco de Oseberg, Frammuseet, Kontiki-museet, Lofotr, Munchmuseet e Vikingskipshuset.

Ao longo da baía de Oslo estão localizados muitos bares e restaurantes, que fervilham de pessoas de todo o mundo durante os longos dias de Verão.

GASTRONOMIA
Na Noruega, o peixe é o rei da mesa. Trata-se de um país com uma tradição de grandes pescadores. A variedade é enorme: cavala, robalo e o tradicional bacalhau com diferentes preparos.

“Spekemat” é uma especialidade norueguesa. Destaca-se também a rena assada com batatas, o alce assado, a “betesupe”, a carne de foca, os ovos de gaivota, línguas de bacalhau e outras comidas que parecem um pouco estranhas.

O queijo de cabra merece também alguma atenção, destacando-se o “gulost”. O lompe é uma espécie de crepe feito de batata, também bastante popular em terras norueguesas. Normalmente é consumido enrolado sobre uma salsicha com ketchup.

Nas cafeterias é muito comum verem-se as tortas “konditori” a acompanhar o café.

CULTURA
Existem roupas tradicionais nacionais, os chamados bunads, que são usadas com orgulho em ocasiões especiais, como em casamentos e batizados, sem esquecer o importantíssimo dia nacional da Noruega a 17 de Maio.
Também a música, a literatura e a arte fazem parte de uma extensa cultura norueguesa.

CLIMA
O clima da Noruega é bastante rigoroso, com Invernos muito frios.


Fonte: Slavian Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário