quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval de Atibaia

Assim como Olinda, em Pernambuco, a cidade paulista de Atibaia, famosa pela Festa do Morango, também preserva a tradição carnavalesca do desfile de bonecos gigantes. Para a festa deste ano, a expectativa é de quase 100 exemplares nas ruas e de 8 mil foliões participando da brincadeira.

Os bonecões são feitos de papel machê e cola e montados em uma estrutura de arame e madeira. Quem fabrica os bonecos são alunos da escola CEFI, que doam suas criações elaboradas nas aulas de arte do colégio, e integrantes da ONG Difusão Cultural. Os bonecos são inspirados em personalidades ilustres da cidade e cada ano há um homenageado diferente.

Há também os que fabricam seus próprios bonecos para o desfile. E aí já dá para imaginar a comoção da população da cidade com a festa. Nos meses que antecedem o Carnaval, começam a ser feitos os reparos no bonecos, que acabam sofrendo danos pelo uso e, por isso, precisam de reparos ajustes como restaurações na pintura, estrutura e limpeza nas roupas.

Há desfiles com os bonecos gigantes todos os dias da festa (de 5 a 8 de março), a partir das 17h com início na Praça da Matriz. Veja a programação completa do Carnaval no site www.atibaia.sp.gov.br/carnaval2011/

Com informações do UOL Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário